Olimpíada de Cartografia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 09h12 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 07h12 | Acessos: 923
imagem sem descrição.

Dentre 646 equipes do Brasil, alunos do campus conquistam 9ª colocação

A equipe representante do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes na Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) conquistou a 9ª colocação, dentre 646 equipes participantes da competição.

Formada pelos estudantes do 2° ano do Curso Técnico em Agrimensura, Ana Vitória de Cassia Bueno, Kelly Aparecida dos Reis, Luiz Gustavo Pereira Silva e Maria Eduarda Coutinho Alves, a equipe participou da etapa teórica, na qual alcançou 100 pontos. Aprovada na primeira etapa, a equipe avançou para o próximo desafio.

Seguindo os critérios da olimpíada, os estudantes desenvolveram um mapa interativo e elaboraram um curta-metragem intitulado “Inconfidentes e o IFSULDEMINAS: explorando-os com a Cartografia”. De acordo com a professora orientadora da equipe, Débora Paula Simões, a finalidade deste trabalho foi explorar o local onde os estudantes vivem por meio da Cartografia. “Contamos um pouco da história do município de Inconfidentes, baseando-se no mapa interativo que contém a localização dos principais pontos turísticos de Inconfidentes”, explicou a docente, destacando como a história do município se entrelaça com a história do IFSULDEMINAS. Esse tema desenvolvido pela equipe foi escolhido a fim de divulgar o campus e divulgar os pontos de lazer que o município pode oferecer para os novos estudantes.

A equipe também desenvolveu uma coleção de mapas com o tema "Uma Viagem no Tempo: análise das queimadas no Bioma Pantanal", retratando a devastação do Bioma Pantanal ao longo das décadas.

Foram elaborados mapas, a partir de dados do MapBiomas, para os anos de 1990, 2000, 2010 e 2020. “A equipe optou pelo tema, por ser uma questão atual e muito relevante, uma vez que, além da perda da biodiversidade e desequilíbrio dos ecossistemas, as queimadas podem ocasionar chuvas ácidas e aceleração do aquecimento global, contribuindo para a destruição do próprio ser humano”, completou a professora Débora.

Ainda, segundo Débora, a participação do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes em um evento nacional como a Olimpíada Brasileira de Cartografia, que reúne instituições de todo o país, proporciona muitos conhecimentos técnicos aos alunos, que crescem profissionalmente, além de propiciar visibilidade à nossa instituição e ao Curso Técnico em Agrimensura. “O bom desempenho da equipe na OBRAC incentiva a participação dos alunos do campus nesse tipo de competição e, destacando o nosso Curso Técnico em Agrimensura, contribui para que novos alunos se sintam motivados a estudar conosco”, concluiu a professora.