Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Festival de Poesia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 09h10 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 11h12 | Acessos: 1050
Festival de Poesia foi transmitido, ao vivo, pelo canal da Casa das Artes no Youtube.
Festival de Poesia foi transmitido, ao vivo, pelo canal da Casa das Artes no Youtube.

Obra sobre "egressos" é a campeã, na categoria autoria, do 13º Festival de Poesia

“Protesto”, de Carlos de Assumpção, interpretado por ex-aluno conquista 1º lugar na categoria interpretação.

O IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes promoveu, entre os dias 09 de junho e 06 de outubro de 2021, o 13º Festival de Poesia. As categorias autoria e interpretação foram avaliadas.

Na categoria autoria, a vencedora foi Ana Paula Marques, com a poesia “Egressos”. De acordo com a campeã, o maior prêmio pela conquista foi a oportunidade de poder se encontrar com os amigos, ao menos, virtualmente. “É emocionante estar aqui como família. O meu prêmio é ter todo mundo aqui junto”, disse Ana Paula, momentos depois do anúncio do resultado. A segunda colocação foi para Vanessa Mendes Nepomuceno e o 3º Lugar ficou com Leonardo de Souza.

Já na categoria interpretação, o vencedor foi Wellingthon Patrick Schneider. Ele interpretou o fragmento “Protesto” de Carlos de Assumpção. “Eu estou muito agradecido. Foi uma experiência muito gostosa de fazer”, disse o ex-aluno que atualmente cursa artes cênicas. O 2º lugar foi conquistado por Maria Clara Barbosa Pires Pereira e o 3º lugar foi dado à Letícia Romão Bettamio Duarte.

Durante a abertura do evento, o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacou a ausência de prioridades em ações de arte e de cultura no Brasil.“É nítido e notório que ações de cultura e arte não são prioridades em nosso país. Mas nós, garantindo a nossa existência, criamos momentos para que possamos nos manifestar por meio da arte e da poesia”, comentou o diretor.

A equipe de jurados foi formada por Gustavo Faria, que é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas e mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucaí, onde estudou a Melancolia no Samba e publicou dois livros de crônicas; Renata Esteves, Graduada em Letras (russo e português) na Universidade de São Paulo (USP), onde fez Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada e Doutorado em Literatura e cultura russa; e Igor dos Santos Alves que é graduado em Letras: Português, Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de São João del Rei e mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela mesma instituição.

A versão do Festival de Poesias deste ano homenageou o escritor Paulo Leminsk e, pelo segundo ano consecutivo, foi on line e transmitido pelo canal da Casa das Artes no Youtube.

O Festival teve como objetivo divulgar a literatura, incentivar a produção de textos literários e prestigiar os trabalhos dos alunos, ex-alunos, professores e colaboradores do Campus Inconfidentes e da região. 

Participaram do Festival, alunos, egressos e colaboradores do Campus Inconfidentes.

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página