Online

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 08h44 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 11h16 | Acessos: 745
Servidores do IFSULDEMINAS e da Emater (MG) participam de Seminário sobre Agricultura Familiar.

Seminário debate Agroindústria e Comercialização na Agricultura Familiar

O Campus Inconfidentes promoveu, no último dia 11 de maio, o Primeiro Seminário de Agroindústria e Comercialização na Agricultura Familiar. Seguindo as orientações de distanciamento social, devido à pandemia do Coronavírus, o evento foi online, transmitido pelo canal do campus no Youtube.

O Seminário apresentou três palestras e foram desenvolvidas pelas Coordenadoras Técnicas das Regionais da Emater de Lavas (MG), de Pouso Alegre (MG) e de Belo Horizonte (MG), Flora Aparecida Teixeira, Aline Oliveira e Maria Helena Silva.

No discurso de abertura, o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, defendeu as políticas públicas voltadas para a agricultura. “Nunca é demais falar sobre a agricultura familiar. Sabemos da importância da política pública que é o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), ainda mais neste tempo que estamos vivendo. É preciso debater esta política”, disse durante a abertura do Seminário, destacando a importância das parcerias entre as instituições para a realização de ações voltadas para a agricultura familiar.

O Seminário foi destinado aos Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECCA), Técnicos da Emater-MG e Monitores e Estudantes das Escolas Família Agrícolas de Minas Gerais. Cerca de 100 participantes assistiram às palestras.

O evento foi conduzido pela servidora da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS, Aloísia Hirata e pelo coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, professor Luiz Carlos Dias da Rocha. “Estes momentos são sempre de emoção, porque mostram a importância da agricultura para o país”, disse o professor.

A transmissão contou com a apresentação musical do estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Rogério Lopes Fernandes. Ele interpretou canções como “Não vou sair do campo” e “Cio da Terra”.

O Seminário teve a participação do Pró-Reitor de Extensão, Cléber Ávila. Ele enalteceu os trabalhos desenvolvidos pelo Campus Inconfidentes na oferta do curso de Licenciatura em Educação do Campo. “É algo que nos orgulha muito. Foi uma construção bastante dialógica. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”, comentou Ávila.

Segundo professor Luiz Carlos Dias da Rocha, coordenador do Curso LECCA, o evento proporcionou ao público profundas reflexões sobre a agroindustrialização no meio rural em especial na agricultura familiar e para a juventude rural atualmente. “As discussões levantaram ainda a necessidade de novos debates uma vez que são urgentes as ações para o fortalecimento do setor”, concluiu o docente.