Redação do Enem

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 11h19 | Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 07h16 | Acessos: 5022
Redação da aluna do curso técnico em Informática,Giovanna Vilas Boas, recebe 980 pontos.

Estudantes do campus são destaque em redação do Enem, com notas acima de 900 pontos

Alunos do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes conseguiram notas acima de 900 pontos na redação do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. A pontuação máxima é de 1.000 pontos.

A estudante Giovanna Vilas Boas foi uma delas. Ela concluiu o curso técnico em Informática em 2020 e conseguiu atingir 980 pontos. Segundo Giovanna, para conseguir esta meta, ela estipulou como estratégia a dedicação aos estudos de disciplinas ligadas à área de humanas. “O primeiro passo foi colecionar repertório sociocultural, estudando humanas e linguagens”, explicou a aluna, destacando a importância da elaboração de argumentos objetivos e fundamentados para convencer os corretores. “Estudei também os conectivos e a estrutura do texto”, comentou.

A rotina de preparação para a redação foi quase toda online. Por um ano, Giovanna decretou a ela mesma a tarefa de escrever 4 redações por mês como forma de treinamento. “O fundamental é treinar. Tem que simular o ambiente de prova, cronometrar o tempo para saber lidar com a ansiedade”, aconselhou a jovem, nascida em Ouro Fino (MG).

Para a estudante, as aulas remotas decorrentes da pandemia não a atrapalharam. “Meu estilo de estudos é solitário. Gosto de organizar meu próprio cronograma”, confessou, destacando, contudo, que outros estudantes podem ter sido prejudicados com as aulas remotas. “Porque muita gente se sente bem no ambiente escolar, ficando cara a cara com o professor para tirar dúvidas e compartilhando experiências”, constatou.

Giovanna disse também que as aulas no Instituto Federal foram fundamentais para a conquista. “As aulas do Campus Inconfidentes me deram um embasamento enorme”, avaliou a jovem que agora pretende usar o rendimento no Enem para conquistar uma vaga em uma faculdade de Medicina ofertada por uma Universidade Federal. “Este era meu objetivo, desde o princípio”.

Outra aluna que conquistou nota significativa foi Jéssica Caroline Mota de Paula. Ela concluiu o curso técnico em Alimentos em 2020 e alcançou 940 pontos. Jéssica contou que durante os três anos de estudos no campus, os professores a ajudaram a desenvolver a habilidade da escrita. “Procurei estudar a estrutura de texto e depois comecei a escrever o que os professores pediam”, recordou a jovem, natural de Monte Sião (MG), sobre o período de treinamentos para a redação. Para desenvolver a habilidade da escrita, a aluna buscou uma rotina de treinos. “Escrevia uma redação por semana”, recordou, confessando que às vezes se sentia desmotivada, mas buscava ânimo para dar continuidade à preparação. “Durante um ano, escrevi 20 redações”, comentou Jéssica. Para ela, a leitura de redações avaliadas com nota 1.000 também foi determinante para o êxito. “Pesquisava redações nota máxima e tentei me espelhar nelas”, frisou a aluna.

Preparação oferecida pelo campus

No Campus Inconfidentes, os professores das áreas de linguagens usam técnicas para preparar os estudantes para a redação do Enem. “Eu ajudo meus alunos com dicas sobre redações, produção de texto, debates sobre diversos assuntos, apresentação de seminário. Passo um esquema para eles sobre a estrutura e competências exigidas na Redação do ENEM”, comentou a professora Carla Adriana Patronieri. Além disso, oficinas e Cursos FIC são ofertados. Um edital está com as inscrições abertas para o aprimoramento da escrita.

De acordo com o professor Everaldo Ferreira, para se fazer uma boa redação, é preciso que o aluno conheça a estrutura do texto dissertativo. "Em um primeiro momento, os estudantes entram em contato com a estrutura do texto e veem como devem se estruturar os parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão", explicou o docente.

Ainda, segundo Everaldo, a leitura sobre atualidades auxilia o estudante na expansão do repertório argumentativo. "Depois, selecionamos um tema da atualidade e conversamos sobre ele, expondo nossos pontos de vista e observando o que seria interessante aparecer no texto". Professor Everaldo contou ainda como o campus prepara os alunos para a redação, num contexto de aulas remotas. "Os alunos escrevem os seus textos e o encaminham, através do Google Sala de Aula, para que o professor possa avaliá-los, mostrando-lhes onde eles precisam melhorar". Ele completou: "é um trabalho que leva meses para ser finalizado. Redação é treino. É preciso escrever sempre para, quando chegar a hora do Enem,  não haver pânico", disse.

Tema

O tema da redação do Enem 2020 foi 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'. Os candidatos foram desafiados a elaborar um texto dissertativo-argumentativo, apresentando suas opiniões sobre o assunto de maneira fundamentada em argumentos objetivos. As notas foram divulgadas pelo site https://enem.inep.gov.br/participante/