Resultado

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 18 de Março de 2021, 09h20 | Última atualização em Sexta, 21 de Maio de 2021, 08h59 | Acessos: 1389

Comissão Própria de Avaliação divulga resultado de pesquisa sobre ensino remoto

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Campus Inconfidentes, divulgou o relatório sobre o ensino remoto feito no ano de 2020.

Os resultados apresentam um panorama das atividades desenvolvidas pelo campus no primeiro ano de oferecimento do ensino remoto, decorrente da pandemia do Coronavírus. “Vale ressaltar que o IFSULDEMINAS foi pioneiro na organização das atividades por meio de ensino remoto, desde a suspensão das atividades presenciais”, comentou o membro da CPA, professor Antônio do Nascimento Gomes.

Segundo ele, uma grande dificuldade para a CPA é o alcance destas avaliações e o grande número de estudantes e servidores que não respondem aos questionários. “A participação de todos é fundamental para um panorama mais fiel do que está ocorrendo e o traçado de diretrizes mais concretas para o futuro”, completou o docente. A pesquisa contou com a resposta de 280 pessoas.

No relatório sobre o ensino remoto, 76% das respostas foram obtidas de estudantes do ensino superior (Graduação), onde as maiores participações foram dos estudantes de Licenciatura em Pedagogia (UAB) e Engenharia Agronômica. Nos cursos técnicos, a maior participação foi dos estudantes de Informática Integrado.

O documento indica que a Internet não se mostrou um problema de acesso para a maioria dos estudantes, onde uma parcela pequena diz que as vezes “deixa na mão” (123 entrevistados), mas mesmo assim conseguem acompanhar as atividades. Os estudantes e as famílias, em sua maioria, preferem as aulas presenciais, mas entendem que no momento é preferível continuar de forma remota (207 entrevistados).

Contudo, muitos estudantes alegam ter apresentado dificuldades de concentração e psicológicas no período de ensino remoto, além de dificuldade no cumprimento dos prazos e com os equipamentos utilizados.
Entre os motivos de aflição por parte da maioria dos estudantes, encontram-se a dificuldade em manter uma rotina de estudos, as avaliações e aprendizagem, a desmotivação e o medo do coronavírus.
Ainda assim o trabalho dos docentes, a qualidade das aulas e do material disponibilizado é considerado positivo pela maioria dos pesquisados.

Com relação ao suporte oferecido pelo IFSULDEMINAS para este período (auxílio internet, netbooks, notebooks, computadores), a maioria dos estudantes alega que não requisitou os serviços. As informações detalhadas e um estudo específico sobre disciplinas escolhidas pelos estudantes podem ser acessadas no relatório.

Clique aqui e acesse o relatório