Formatura Online

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 08h18 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h22 | Acessos: 3038
Estudantes colam grau pela Internet.

Em evento inédito, 38 estudantes do campus colam grau por meio da Internet

O distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 exigiu a formulação de um protocolo inédito de Colação de Grau no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

Pela primeira vez na história dos 102 anos da instituição, uma cerimônia de formatura se deu, ao vivo, pela Internet. “Não é segredo para ninguém que o mundo enfrenta um sofrimento em massa e um cenário de devastação econômica. Cada geração lida com seus desafios e eles precisam ser superados. Tudo teve que ser adaptado para um novo modelo e, é claro, a Colação de Grau”, discursou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, durante a cerimônia. “Apesar de todo cenário catastrófico, foi emocionante ver os formandos entrando no vídeo. Isso é emocionante”, constatou o gestor.

Trinta e oito estudantes dos cursos de Tecnologias em Gestão Ambiental e em Redes de Computadores, Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Matemática e Engenharias Agronômica, Agrimensura e Cartográfica e Alimentos participaram do evento, ocorrido na sexta-feira (11/09).

A preparação para a colação inédita contou com diversos testes, a fim de consolidar a melhor ferramenta de transmissão. A comissão de formatura e os servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação do campus participaram dos testes. “Procuramos, do ponto de vista tecnológico, prever os possíveis riscos da transmissão e trabalhar sobre eles”, explicou o responsável pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Gilcimar Daló, destacando a instalação de links alternativos de transmissão. “Foi um aprendizado, foi desafiador. Mas conseguirmos manter uma transmissão de qualidade, sem falhas”, avaliou Gilcimar.

A mesa diretora dos trabalhos, bem como a mesa de honra, foram formadas remotamente. O pró-reitor de Extensão Cléber Ávila Barbosa, representou o reitor do IFSULDEMINAS e conduziu a outorga de grau. “Esta foi uma brilhante cerimônia e demonstra a versatilidade e o grau de adequação e inovação de nossa instituição”, enalteceu o pró-reitor.

De acordo com a nova Engenheira Agrimensora e Cartógrafa, Amanda Aparecida de Paiva, oradora das turmas, 2020 está sendo um ano diferente e desafiador. “Este está sendo um ano muito diferente. Mesmo que nossa formatura não esteja sendo como sonhávamos, com aquele abraço de despedida, mas está sendo o dia mais esperado para celebrar”, discursou a ex-aluna, agradecendo a instituição pelo aprendizado. Ela ainda destacou as dificuldades para chegar até à formatura. “Foi difícil, mas não impossível. Seguimos em frente. Os professores não nos deixaram desistir. Fomos vitoriosos”, disse Amanda.

O evento foi transmitido pelo canal oficial do Campus Inconfidentes no Youtube e exigiu o plantão de uma equipe de cerca de 10 servidores para garantir a estabilidade das imagens e do som por mais de uma hora de transmissão. Mais de mil internautas acompanharam a transmissão.