No IFGOIANO

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 10h36 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 11h30 | Acessos: 2676

Estudantes de Inconfidentes fazem intercâmbio no IFGOIANO.

RELEASE

Assunto: Estudantes do Campus Inconfidentes fazem intercâmbio no IFGOIANO.

Data: 30 de julho a 03 de agosto de 2018

Mais informações: ascom.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br

Dezesseis estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes participaram, entre os dias 30 de julho e 03 de agosto, do Programa Intercâmbio de Estágios no Instituto Federal Goiano (FGOIANO). Por uma semana, os alunos conheceram as instalações de setores como avicultura, bovinocultura, suinocultura, equoterapia e fruticultura dos campi Ceres, Morrinhos e Urutaí.

Um dos jovens beneficiados pelo programa foi Isaac Santos Lima, do curso de Engenharia Agronômica. Segundo o estudante, atividades práticas marcaram a estada no IFGOIANO. “Fizemos atividades de horta, de irrigação e prática de plantio de feijão e de tomate”, contou o aluno, destacando a expertise da instituição na produção industrial de derivados do tomate. “O forte deles é o trabalho com enlatados”, completou. Para Isaac, um dos principais aprendizados em Goiás foi perceber a diferença entre as tecnologias próprias da agricultura familiar e do agronegócio. “O tipo de área de plantio aqui é de agricultura familiar. Lá a gente teve uma visão mais ampla, pois os agricultores trabalham em grandes áreas”, disse o estudante, natural de Pouso Alegre (MG).

Jusiele Pereira Andrade também é aluna do curso de Engenharia Agronômica. Ela cumpriu o estágio no Campus Urutaí. No IFGOIANO, o que mais chamou a atenção de Jusiele foi acompanhar os trabalhos no setor de Equoterapia. “Não conhecia esta técnica. Foi emocionante ver o quanto eles são humanos com os praticantes”, reconheceu a aluna sobre o tratamento desenvolvido pelo Instituto Federal Goiano com os portadores de mal de Parkinson, de Alzheimer e autismo.

Alunos de Goiás em Inconfidentes

O Campus Inconfidentes também recebeu estudantes do IFGOIANO. Nove estudantes de Goiás viajaram cerca de 30 horas para chegar ao Sul de Minas. Uma das estudantes participantes do Intercâmbio de Estágios foi Leilisângela Alves, do Campus Morrinhos. Segundo a aluna de Agronomia, um dos aprendizados em Inconfidentes foi perceber a influência dos relevos na forma de produção.“Aqui o relevo é bem diferente. Vocês visam muito a agricultura familiar e a produção de café, por causa das montanhas. Lá trabalhamos com grandes culturas, como milho, sorgo, soja, cana e algodão, por causa da planície”, apontou a jovem de 23 anos.

O aluno Juliano Henrique Alves Carvalho também conheceu os diferentes setores do Campus Inconfidentes. De acordo com ele, o IFSULDEMINAS deixou evidente o apoio dos professores e servidores aos projetos desenvolvidos pelos alunos. “Os grupos de estudos aqui, apoiados pelos professores, funcionam muito bem”, destacou Juliano. “A estrutura aqui é invejável. Os sistemas aqui funcionam muito bem. O leite da bovino vai para o laticínio. Os produtos confeccionados no laticínio vão para a Cooperativa e o ciclo se fecha”, observou o aluno de Agronomia. “Tudo isso funciona por causa do trabalho dos alunos e do apoio da instituição”, finalizou.

Imagem ilustrativa

Foto Matéria IFGOIANO