IFCINE

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Sexta, 27 de Julho de 2018, 11h04 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 07h37 | Acessos: 838

Campus discute o direito de brincar e os problemas de sua ausência.

RELEASE

Assunto: IFCINE exibe documentário que discute o direito de brincar e os problemas decorrentes da ausência da ludicidade.

Data: 26/07/2018

Para mais informações: ascom.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br

Com o objetivo de fazer uma discussão sobre o direito de brincar da criança, foi exibido na noite de 26 de julho o documentário “Tarja Branca: a revolução que faltava”, dirigido por Cacau Rhoden.

O filme levanta questões como a ausência de brincadeiras, de ludicidade, na vida cotidiana das crianças e também nos espaços formais escolares, o que está provocando muitos problemas, como os que vêm sendo tratados com medicamentos e os de sociabilidade. Chama a atenção do legado que a sociedade está deixando para a infância que é a ausência do brinquedo, do direito de brincar.

Também foram levantados questionamentos sobre a busca da felicidade e como o ser humano pode se relacionar com a criança que existe dentro de si.

Ao final da exibição, os participantes puderam debater sobre o tema e compartilhar experiências. O evento, que encerrou a semana especial do início do segundo semestre letivo, foi aberto a toda comunidade, contando com a participação de docentes, técnicos administrativos, colaboradores e estudantes.

O IFCINE é um projeto criado em 2011. É orientado pela professora Lidiane Teixeira Xavier e tem por objetivo promover o debate e a reflexão sobre a cultura e educação, a partir da exibição de filmes.

Imagem ilustrativa:

20180726 192049