Música

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2018, 17h25 | Última atualização em Sexta, 27 de Julho de 2018, 11h12 | Acessos: 1113

Estudantes são recepcionados com show e oficina musical.

RELEASE

Assunto: Estudantes do Campus Inconfidentes são recepcionados com show e oficina musical na volta às aulas.

Data: 25/07/2018

Para mais informações: ascom.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br

Para recepcionar os estuantes no início do semestre letivo, foi realizada uma oficina musical com o tema “Explorando a loop station: o uso do live looping em performance musical”. A atividade ministrada pelo músico Alex Duarte também foi aberta à comunidade e teve carga horária de quatro horas.

A loop station é uma máquina que possibilita a gravação e a reprodução de áudio em tempo real e de forma cíclica (loop). A partir de instrumentos e microfones conectados a ela, o usuário pode construir camadas de áudio e criar uma estrutura musical sobre a qual desenvolve seu solo.
A oficina abordou o uso dessa ferramenta a partir dos componentes teóricos, com exposição de exemplos em vídeos seguidos de análise, além da prática por meio de exercícios que promovem o aprimoramento no uso da ferramenta.

À noite o artista apresentou o show “Paisagens Cantadas”.  A partir do imaginário dos ‘causos’ e da literatura de cordel, o cantor e instrumentista Alex Duarte descreve cenas do quotidiano de um brasileiro que vive em Portugal, revelando com humor elementos diferenciados de ambas as culturas. O seu espetáculo envolve voz, flauta transversal, flauta de bisel e live loops, num repertorio autoral que exige habilidades musicais e de performer.

O concerto é composto exclusivamente de canções e poemas, causos e cordéis de autoria de Alex Duarte. Além das canções recentes compõe o repertório músicas de outros projetos, incluindo seu primeiro CD “Canteiro de Balsamo” premiadas em diversos festivais pelo Brasil.

Diversos estudantes, servidores, colaboradores e membros da comunidade estiveram presentes na apresentação.

Imagem ilustrativa:

Show Alex Reduzida