Licenciatura em Matemática

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 09h59 | Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2022, 07h15 | Acessos: 8886

lic matematica

Licenciatura em Matemática

Local onde é oferecido

Inconfidentes/MG

Número de vagas

Noturno

Periodicidade

Pré-requisito

Exige-se que o candidato tenha concluído o Ensino Médio.

Definição

O Licenciado em Matemática deverá ser um profissional da Educação capaz de produzir e socializar os conhecimentos matemáticos construindo novas possibilidades para o ensino-aprendizagem. Este profissional deverá pautar suas ações por princípios éticos de dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, diálogo, responsabilidade e atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio com possibilidades de atuar em outras atividades educacionais. O curso de Licenciatura em Matemática de Inconfidentes é participante de dois projetos nacionais de prática docente, o Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), propiciando aos estudantes a possibilidade da vivência de sala de aula.

Área de atuação

O Licenciado em Matemática pode atuar em escolas que oferecem cursos de Nível Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio; em editoras, institutos e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam materiais didáticos; em organizações públicas ou privadas; institutos e agências de inteligência que necessitem de profissionais capazes de desenvolver modelos matemáticos para resolver problemas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Particularidades

O curso conta com laboratório de informática equipado com computadores modernos, LEM – Laboratório de Ensino Matemático proporcionando aos alunos e professores um ambiente de aprendizagem favorável as práticas de ensino e salas de aula equipadas com data show, quadro branco e infraestrutura correta para uso.

Aulas Teóricas: 2.228h e 20 min

PCC - Práticas Componentes Curriculares: 405 horas

AACC - Atividades Acadêmicas de Conclusão de Curso: 200h

Estágio Supervisionado: 400h

Vestibular e Enem/SiSU

Transferência interna/externa, regulamentada por edital específico, definido em função do número de vagas existentes.

Mês do processo seletivo

Novembro/Dezembro

Laboratórios

Laboratório de Educação Matemática

Coordenador do curso

Luiz Fernando Ramos Lemos | luiz.lemos@ifsuldeminas.edu.br

PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2019 (válido a partir de 2020)

Projeto Pedagógico do Curso (Publicado em 17/08/2017)

Matriz Curricular

Ementário da Matriz

PPC - Projeto Pedagógico do Curso (2013)

Normas Acadêmicas

Regimento do Corpo Discente

Normas para Elaboração do TCC

Carreira

Perfil profissional: O licenciado em Matemática deverá ser um profissional da Educação capaz de produzir e socializar os conhecimentos matemáticos construindo novas possibilidades para o ensino-aprendizagem. Este profissional deverá pautar suas ações por princípios éticos de dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, diálogo, responsabilidade e atuar na segunda fase do ensino fundamental e no ensino médio com possibilidades de atuar em outras atividades educacionais.

Possibilidade de atuação: O licenciado em Matemática pode atuar em escolas que oferecem cursos de nível fundamental (Ciclo II) e ensino médio; em editoras, institutos e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam materiais didáticos; em organizações públicas ou privadas; institutos e agências de inteligência que necessitem de profissionais capazes de desenvolver modelos matemáticos para resolver problemas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Laboratório de informática equipado com computadores modernos;
Laboratório de Educação em Matemática (LEM) proporcionando aos alunos e professores um ambiente de aprendizagem favorável às práticas de ensino;
Salas de aula equipadas com data show, quadro branco e infraestrutura correta para uso.

O curso nas redes sociais

registrado em: ,