Secretaria dos Cursos Superiores

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2018, 08h08 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 14h43 | Acessos: 12918

s c superiores

1. Laodicéia Vaz de Lima Souza (Chefe da Secretaria)

laodiceia.souza@ifsuldeminas.edu.br

2. Bethania Aparecida Guimarães da Silva (Apoio Administrativo)

bethania.silva@ifsuldeminas.edu.br

3. Adriele Garcia Costa ( Apoio Administrativo)

costaadriele50@gmail.com

1359436084 phone 1    (35) 34641200 - Ramais: 9530 (Laodicéia) / 9524 (Adriele) / 9548 (Bethania)

1359434737 new postsecretariasuperior.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira: Das 7h às 11h e das 13h às 17h
No período noturno, a Secretaria abre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 22h.

IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes - Praça Tiradentes, 416
Centro - CEP 37.576-000 - Inconfidentes/MG
Complemento: Fazenda-Escola - Bloco Pedagógico I

Apresentação

A Secretaria dos Cursos Superiores - SCS é um órgão de apoio e está subordinada ao Diretoria de Ensino - DEN do Campus Inconfidentes. É responsável pelo controle, verificação, registro e arquivamento da documentação da vida acadêmica do aluno.

Objetivo Geral:

Adequar e orientar os procedimentos operacionais da Secretaria dos Cursos Superiores para garantir a qualidade nos serviços oferecidos.

Objetivos Específicos:

Cultivar espírito de equipe. Sempre existem inter-relações dos trabalhos executados, dúvidas e principalmente soluções. Devem-se observar limites no relacionamento, não permitindo que questões pessoais influenciem no atendimento;
Atuar com profissionalismo no atendimento, através de boa relação com o público, em um clima de educação, respeito e cordialidade, sempre visando à satisfação da comunidade acadêmica;
Uniformizar a comunicação com todos os colaboradores utilizando o mesmo discurso frente à comunidade interna e externa, certos de que todos os componentes da equipe tenham acesso à mesma informação;
Estar atualizado com o Regimento Interno, Resoluções, PDI e qualquer outro documento do IFSULDEMINAS que venha determinar as atividades acadêmicas ou agregar conhecimento sobre a instituição;
Buscar o aprimoramento dos processos de registros e controle acadêmico para melhor viabilizar os procedimentos.

À Secretaria dos Cursos Superiores - SCS compete:

Organizar e manter atualizado a pasta individual do aluno que contêm todos os arquivos de documentos discentes entregue à Instituição;
Receber protocolos acadêmicos referentes à solicitações discentes;
Dar andamento às solicitações discentes;
Emitir documentação referente à vida acadêmica do aluno;
Manter atualizado o Sistema Acadêmico - SA e SUAP.

Cobrança de emolumentos (taxas)

Resolucao 71-2011-Dispões sobre cobrança de emolumentos pelo IFSULDEMINAS

Art. 3º - Os emolumentos serão cobrados através de GRU, retiradas no sítio da fazenda, no link: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, preenchendo os seguintes campos: Unidade Gestora (UG): 158305; Gestão: 26412; Código de Recolhimento: 28830-6 (Serviços Administrativos); Competência: o mês em que se está pagando; Vencimento; CPF; Nome do Contribuinte; Valor principal e Valor total. Preenchido esses campos, emita a GRU e pague-a no Banco do Brasil.

DOCUMENTO PRAZO PARA EMISSÃO VALOR (R$)
Atestados, declarações e similares 2 dias
(A partir da 2ª via no semestre)
Certificados de especialização 90 dias
20,00 (2ª via)
Diploma 90 dias
40,00 (2ª via)
Histórico escolar
15 dias
5,00 (2ª via)
Boletim escolar
2 dias
5,00 (2ª via)
Ementas (por disciplina)  30 dias
10,00 (2ª via)

Clique para gerar a Guia de Recolhimento da União: gru impressao

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Documentos necessários para protocolar o TCC na Secretaria dos Cursos Superiores:

Requerimento de defesa

Requerimento para participação de membro externo

Termo de autorização do orientador

Documentos necessários para entrega da versão final do TCC na Secretaria dos Cursos Superiores:

Termo de Isenção de responsabilidade e Autorização Para Publicação de TCC (digitar)

Ficha de encaminhamento da versão final

- Ficha de Aprovação assinada (preferencialmente de caneta azul)por todos os membros da banca

- Arquivo único em PDF, contendo a versão final integral do TCC em mídia digital (CD ou DVD)

Normas para Redação de TCC: Portaria 287/2018

Acesso aos trabalhos já entregues:

Clique AQUI para ter acesso a alguns Trabalhos de Conclusão de Curso aprovados.

Colação de Grau e Formandos

Portaria n° 070/12 - Orientações sobre colação de grau no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Requerimento de colação de grau oficial

Requerimento de colação de grau antecipada

Pós-Graduação - Lato Sensu (Especialização)

Regimento Interno dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu

Requerimentos

Os requerimentos abaixo disponibilizados deverão ser preenchidos (digitados), impressos e protocolados na SCS.

Procuração (modelo)

Para a representação do acadêmico junto ao IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, clique aqui.

Normas Acadêmicas

Normas Acadêmicas dos Cursos de Graduação