Coral EnCanto
Coral EnCanto
O Coral EnCanto é um projeto de extensão que iniciou suas atividades em 2013 e que reúne vozes de professores, alunos e membros da comunidade, onde o entusiamo pela música é valorizado na mesma medida em que habilidades musicais e vocais, trabalhando com músicas que representam a cultura da humanidade em diferentes períodos da história. O repertório se estende do erudito até músicas tradicionais brasileiras, como por exemplo o samba e a MPB. O Coral tem como objetivo resgatar estas obras e estilos musicais, trazendo-os para a comunidade com uma proposta cultural dinâmica e acessível, realizando apresentações musicais em praças, igrejas, escolas, faculdades e outros ambientes populares. Dessa forma, o projeto procura tocar os corações do público levando uma mensagem de alegria e esperança em meio aos tempos de hoje através da emoção alcançada pela música. Esta mensagem também prega que a arte é para todos que queiram apreciá-la. No ano de 2013 o Coral contou com a regência da Maestrina Francis Cláudia Guimarães. No ano de 2014 passou a desenvolver suas atividades sob a regência da Maestrina Fernanda Ferraz. Em meados de 2015, o Coral passou a ser regido pelo atual Maestro Roberto Mariano.
Cordas e Som
Cordas e Som
O Projeto “Cordas e Som”, iniciou-se no ano de 2018, na Casa das Artes, como um projeto de extensão. Aconteceu por incentivo de servidores e discentes do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e da comunidade externa que demostravam o interesse em aprender a tocar um instrumento musical, nesse caso o violão, para não só tocarem em ambiente familiar, mas também, poderem participar de outros projetos de música que a instituição oferece.
A forma de ingresso no projeto é feita através de inscrição na Casa das Artes, com vagas limitadas, por um período de tempo determinado. O Projeto possui encontros semanais com as turmas, onde são ensinadas músicas, cifras, notas, ritmos, culturas musicais variadas e a interação com outras pessoas.
Fanfarra Gabriel Vilas Boas
Fanfarra Gabriel Vilas Boas
Criada em 1920 e comandada pelo professor Gabriel Vilas Boas até 1962, a Fanfarra vem ao longo dos anos passando por vários regentes e tendo novas aquisições de instrumentos, uniformes, bandeiras e outros itens. Vem representando a instituição e tornou-se tradição nos desfiles do dia 7 de Setembro. Seus integrantes constituem-se de alunos e ex-alunos dos cursos técnicos e superiores, professores, servidores e pessoas da comunidade de Inconfidentes. Hoje, a fanfarra é regida pelo professor Max de Oliveira e apresenta um repertório diversificado, executando dobrados militares e grandes canções da música popular brasileira e do rock internacional. Desde 2017, a fanfarra vem ousando com a introdução da guitarra junto aos instrumentos de sopro e às liras de uma fanfarra tradicional. Ao compasso das músicas, várias balizas, todas alunas do último ano dos cursos técnicos, apresentam diversas coreografias, abrilhantando ainda mais as apresentações. Todos os anos a fanfarra recebe novos integrantes do campus, com o intuito de dar continuidade à tradição.
GAES
GAES – Gênero, Arte, Educação e Sexualidade
O grupo de estudos sobre Gênero, Arte, Educação e Sexualidade – GAES, foi criado em 2012 com o objetivo de promover espaços de estudos, reflexões e eventos a respeito das questões de gênero e sexualidade em interface com a arte e educação. Em 2015, teve início o projeto de extensão proposto pelo grupo, o CINEGAES, que tinha por objetivo promover, junto à comunidade, a discussão sobre gênero e sexualidade por meio da linguagem do cinema. As sessões de cinema acorriam duas vezes por mês na Casa das Artes e após a apresentação do filme, ocorria uma roda de conversa sobre as questões percebidas pelos participantes. O grupo tem focado suas ações em atividades de extensão que buscam promover encontros dialógicos e reflexivos como rodas de conversa, saraus e eventos, onde destacamos a Semana das Diferenças que está em sua 7ª edição este ano. Atualmente o grupo realiza encontros quinzenais, às segundas-feiras às 15h30 na Casa das Artes.
Teatro Arte Federal
Grupo de Teatro "Arte Federal"
O grupo de Teatro Arte Federal é um projeto de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, que surgiu no ano de 2010 com a intenção de promover as artes cênicas dentro e fora da instituição, tanto para membros do grupo quanto para os espectadores. Desde o início, conta com a participação de alunos de vários cursos, além de professores e servidores da instituição, como também membros da comunidade externa. Sempre teve como prioridade o trabalho corporal, vocal e de interpretação, além da montagem de algumas peças (veja fotos na aba Galeria).
LICA
ITA-LICA – Grupo de Estudos em Língua, Arte e Cultura Italiana
O Grupo de estudos em Língua, Arte e Cultura Italiana (ITA-LICA) surgiu no início de 2018, sob a coordenação do professor do Campus Luís Carlos Negri. O grupo realiza encontros semanais, que acontecem na Casa das Artes e contam com a participação de docentes, técnicos administrativos, alunos dos cursos técnicos e superiores e membros da comunidade. A ideia do grupo é que através dos temas abordados nos encontros, os participantes possam conhecer mais sobre a arte e a cultura da Itália, além de aprenderem e interagirem com a língua italiana. Os temas abordados sobre arte, cultura e algumas curiosidades partem de sugestões dos participantes, e durante os encontros são realizados diálogos entre os integrantes, a fim de aprimorarem o vocabulário.
Som no Campus
Som no Campus
O Som no Campus é um projeto de extensão e tem como objetivo reunir alunos tanto do ensino técnico como dos cursos superiores do Campus Inconfidentes, que tenham alguma afinidade musical a fim de celebrar e levar a música para eventos dentro e fora do Campus, além de levar repertórios específicos para instituições com pessoas em situação de vulnerabilidade social, como casas de repouso, APAEs e orfanatos.
Tertúlia Literária Dialógica
Tertúlia Literária Dialógica
Uma tertúlia pode ser literária, artística ou musical, mas todas surgiram a partir da Tertúlia Literária Dialógica. A tertúlia acontece com encontros entre pessoas sem distinção de idade, nível de escolarização e origem socioeconômica. Mediada por uma pessoa participante do grupo para que haja o repeito em um diálogo igualitário entre todos, em que a mesma apresenta sua opinião e entendimento sobre a literatura apresentada. Em uma tertúlia há transformação, solidariedade, criação de sentido, dimensão instrumental, conhecimento cultural, diálogo igualitário que fazem com que os participantes tenham um respeito mútuo. O projeto existente desde 2015 destina-se à comunidade interna e externa do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e tem como objetivo criar um espaço no qual obras da literatura clássica brasileira e universal possam ser lidas e discutidas coletivamente, tendo em vista não apenas a apreciação da literatura como manifestação artística, mas também o fortalecimento das relações solidárias e dialógicas e a aprendizagem de conhecimentos em diferentes áreas. Inspira-se nos princípios da aprendizagem dialógica e nas experiências de tertúlias dialógicas da Escola de Adultos La Verneda San Martí (Barcelona/ Espanha). Realiza-se encontros quinzenais, às sextas-feiras às 12h na Casa das Artes.
Redes Sociais