Certificação técnica
A CERTIFICAÇÃO TÉCNICA é a cerimônia de encerramento do Ensino Técnico Integrado e Ensino Técnico Subsequente e é um ato oficial, de caráter público e solene, por meio do qual os concluintes dos cursos de ensino técnico serão diplomados pelo Reitor do IFSULDEMINAS.
A certificação técnica não pode ser dispensada. O estudante deve participar da assinatura da ata de certificação técnica junto aos demais formandos em data, local e horário determinados pela direção do IFSULDEMINAS. Caso ele não possa participar da solenidade festiva, a certificação deve ocorrer no gabinete do diretor-geral do campus.
As solicitações de certificação técnica individuais deverão ser encaminhas à Secretaria contendo justificativa e documentação comprobatória para apreciação e parecer.
SOLENIDADE DE CERTIFICAÇÃO TÉCNICA PARA FORMANDOS DE 2024
Data da solenidade: a definir
CERTIFICAÇÃO TÉCNICA INDIVIDUAL
Procedimentos para solicitação de certificação técnica individual
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria dos Cursos Técnicos.
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NORMAS REGIMENTAIS PARA AS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU E CERTIFICAÇÃO TÉCNICA DO IFSULDEMINAS.
Certificação Encceja
Certificação ENCCEJA
Saiba como obter o certificado de conclusão de Ensino Médio do ENCCEJA e confira os tutorias que explicam como solicitar, acompanhar e autenticar seu certificado.
Regime Domiciliar
Regime Domiciliar
O Regime Domiciliar de Estudos será adotado de forma excepcional, com o intuito de fornecer condições especiais de acompanhamento e participação dos estudantes dos cursos técnicos e superiores em virtude da impossibilidade da realização das atividades escolares regulares.
O Regime Domiciliar de Estudos será concedido quando o período de afastamento for igual ou superior a 10 (dez) dias letivos.
Terão direito ao Regime Domiciliar de Estudos:
I. A estudante em estado de gestação, a partir do 8º mês, e por um período de até 6 (seis) meses;
II. O estudante que declarar paternidade, por até 20 (vinte) dias, a partir da data de nascimento da criança;
III. O estudante adotante ou que obtiver guarda judicial;
IV. O estudante em tratamento de saúde, pelo prazo existente no atestado médico.
Requerimento de Regime Domiciliar de Estudos - Licença Materninade
Requerimento de Regime Domiciliar de Estudos - Demais Casos
Regulamentação: Resolução CONSUP 45/2020
Taxas
Taxas (emolumentos)
Os emolumentos serão cobrados através de GRU. Para gerar a GRU e realizar o pagamento, acesso o link abaixo:
As informações a serem preenchidas são:
- SERVIÇO: Serviços Administrativos
- CPF ou CNPJ: CPF da pessoa que está solicitando o serviço
- NOME: nome da pessoa que está solicitando o serviço
- COMPETÊNCIA: mês em que a GRU será paga
- VENCIMENTO: data de vencimento da GRU
- VALOR PRINCIPAL: valor da taxa a ser paga (conforme a tabela abaixo)
Após o preenchimento, emita a GRU para realizar o pagamento, que pode ser por PIX, Cartão de Crédito ou Boleto.
Valores
EMOLUMENTOS ACADÊMICOS - DOCUMENTOS
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R$
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Atestados, Declarações e Similares (A partir da 2ª via por semestre) |
R$ 5,00 |
Boletim Escolar (2ª Via) |
R$ 5,00 |
Certificados de Especialização ( 2ª Via ) |
R$ 20,00 |
Contagem de Tempo de aluno Aprendiz |
R$ 20,00 |
Diploma (2ª via papel cartão) |
R$ 40,00 |
Ementas (por disciplina) (2ª via) |
R$ 10,00 |
Histórico Escolar Oficial (2ª Via) |
R$ 5,00 |
Postagem de Documento – a pedido do solicitante e encaminhado após a comprovação do pagamento da GRU no valor da postagem |
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- Resolucao 71-2011-Dispões sobre cobrança de emolumentos pelo IFSULDEMINAS
Prazos
Prazos para entrega de Documentação Solicitada:
Declarações diversas: 2 dias úteis
Históricos Escolares: 30 dias úteis
2ª via de diploma: 60 dias úteis, após apresentação da documentação necessária conforme estipulada por esta Instituição de ensino (boletim de ocorrência e nota publicada em jornal).
Transferência
Transferência de curso
De acordo com a Resolução 93/2019, o aluno matriculado no ensino integrado poderá pedir transferência de curso para o mesmo campus até 30 dias do início do período letivo, desde que haja vaga disponível.
O aluno será contemplado com a transferência de curso após o uso de toda a listagem de candidatos classificados que prestaram o processo seletivo para o curso.
Para solicitar a transferência, o aluno deverá preencher o formulário abaixo e encaminhá-lo para a Secretaria.
Requerimento de transferência interna
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