Consolidação da Equoterapia
Encontro entre representantes do IFSULDEMINAS e Prefeituras marca consolidação da Equoterapia
A direção-geral do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes promoveu uma reunião com as prefeituras de Inconfidentes, de Bueno Brandão e de Ouro Fino para consolidar a continuidade do programa de Equoterapia.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento físico, psicológico e social de pacientes. No programa iniciado pelo IFSULDEMINAS, em abril de 2024, cerca de 40 pessoas dos três municípios recebem atendimento especializado com psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e instrutores de equitação.
Participaram do encontro o diretor do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, o prefeito de Inconfidentes, Claudinei Tunes, o prefeito de Bueno Brandão, Juninho Cavini, além do vice-prefeito de Bueno Brandão, Joaquim dos Santos. O município de Ouro Fino enviou a representante, Margarete de Almeida Hermes, diretora de Saúde. Membros das equipes técnicas das instituições envolvidas nos trabalhos da Equoterapia também marcaram presença.
O professor Luiz Flávio Reis Fernandes destacou a importância do programa e os avanços obtidos com a continuidade da parceria: “A reunião foi muito produtiva e reafirmou o compromisso do IFSULDEMINAS e das prefeituras em proporcionar um atendimento de qualidade, que tem transformado a vida dos pacientes e suas famílias”, comentou o diretor, frisando os resultados para a saúde dos atendidos. “Hoje podemos confirmar a evolução na saúde dos atendidos. São melhorias significativas que nos indicam que devemos perseverar neste caminho”, completou Luiz Flávio.
Em 2025, atendimento terá início no dia 04 de fevereiro
As prefeituras se prontificaram em dar continuidade à iniciativa, colaborando com o suporte financeiro e logístico necessário para a manutenção do programa, enquanto o IFSULDEMINAS segue responsável pela estrutura e pela equipe técnica qualificada. A Equoterapia, que é referência regional, tem sido essencial no tratamento de pessoas com necessidades específicas, promovendo inclusão e bem-estar.
Ainda durante o encontro, realizado nesta quinta-feira (16/01),o IFSULDEMINAS prestou conta dos investimentos feitos durante a primeira etapa de atendimento.
A sede da Equoterapia foi construída, em 2022, na Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS e foram investidos cerca de R$ 546 mil, entre a edificação da sede do local e a compra de equipamentos. Os atendimentos no local começaram em julho de 2024, ofertando tratamento para pessoas com deficiência ou necessidades especiais, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla e autismo.
Depois do período de férias, as atividades serão retomadas no próximo dia 04 de fevereiro, quando serão integrados novos pacientes, uma vez que alguns atendidos durante o segundo semestre de 2024 receberam alta do tratamento.
Redes Sociais