Página inicial > Notícias > Destaques > Educação Profissional

Educação Profissional

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 15h56 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 13h19
Representantes do Campus Inconfidentes na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. (Foto: Divulgação)

Professora e estudantes do campus vão a Brasília para Semana Nacional de Educação Profissional

O Campus Inconfidentes contou com representantes na 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT 2023) realizado pelo Ministério da Educação (MEC), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF)

O Objetivo do evento da Semana foi estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, conectada às tendências do futuro da educação profissional e tecnológica. “Foi uma oportunidade de intercâmbio de informações e ideias e de partilha de conhecimento entre as instituições de ensino envolvendo todos os estudantes,s ervidores, pesquisadores e profissionais da educação presentes na semana”, avaliou a coordenadora do projeto “ Education 4.0 Challenge”, professora Luciana Faria.

O projeto “Education 4.0 Challenge” foi implantado no campus em 2022, com a finalidade de ofertar iniciação tecnológica para o desenvolvimento de ações de formação em programação e robótica, além de cultura maker para estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública de ensino.

A coordenadora do projeto também participou do I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (INOVEPT) , onde apresentou e compartilhou suas experiências no projeto de iniciação tecnológica, Education 4.0 Challenge.

Além da docente, os bolsistas Ítalo Rafael Costa de Mira e Gabriela Krasnowolski, estudantes do curso de Engenharia Ambiental, também participaram das atividades. Por meio de robôs lego e protótipos em arduino, previamente programados, eles promoveram a interação com o público, inclusive com crianças e adolescentes, sendo o trabalho dos alunos classificado como inovador. O Ministério da Educação destacou a iniciativa do Campus Inconfidentes, na página do MEC no Instagram.

Para a professora Luciana Faria, o evento agregou outras experiências que o Campus Inconfidentes poderá implementar. “Foi possível conferir novidades e tendências. A SNEPT 2023 contribuiu para ideias criativas de soluções tecnológicas que possam ser implantadas no nosso campus e também oportunidade de fazer networking, ou seja, estabelecer contatos com quem desenvolve projetos afins aos nossos”, finalizou a professora.

Confira as imagens: (Fotos: Divulgação)

registrado em: ,