Parceria com UFLA

Estudantes de grupos de pesquisa do campus participam de capacitação na UFLA
Estudantes dos grupos de estudos Zoologia e Raiz do Campo, do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, participaram do Minicurso de Identificação de Microvespas, no Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
A atividade ocorreu sexta-feira (16/06) junto ao Programa de Pós-Graduação e ao laboratório de Controle Biológico Conservativo, coordenado pelo professor Luís Cláudio Paterno Silveira. Ele é um reconhecido especialista sobre o assunto.
Nas 10 horas de atividade, os estudantes observaram as características morfológicas de microvespas. Esses insetos são importantes para o controle biológico, o que favorece o Manejo Integrado de Pragas (MIP), com consequente diminuição daqueles insetos considerados pragas nas lavouras.
O minicurso foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Campus Inconfidentes e a UFLA, estreitada a partir do mestrado em Bioatividade de Plantas Medicinais, na UFLA, cursado pela egressa em Licenciatura em Ciências Biológicas, Syara de Noronha. “Implantei o meu experimento de pesquisa no Setor de Agroecologia do Campus Inconfidentes. A partir desta parceria são previstas publicações em conjunto entre as instituições, com a presença de orientadores de ambas, bem como graduandos de diversos cursos do Campus Inconfidentes”, explicou Syara, destacando os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental como beneficiários da ação.
"Eu amei participar do Curso de Identificação de microhimenópteros, os professores da UFLA e colaboradores foram muito solícitos e pacientes e nos receberam muito bem. O curso vai me ajudar muito em relação ao mestrado que pretendo fazer na área de Entomologia", contou a estudante de Biologia do Campus Inconfidentes, Thainara Gonçalves.
A parceria também conferiu ao Laboratório de Zoologia do Campus Inconfidentes uma lupa com aumento de 320 vezes, que poderá ser utilizada pelo grupo de estudos durante o tempo de duração da parceria. “O instrumento se demonstra relevante para o desenvolvimento dos graduandos envolvidos que saem ainda mais preparados para a pós-graduação, produção de pesquisa no campus e até mesmo realização de atividades de extensão”, completou Syara.
Redes Sociais