Página inicial > Notícias > Leitura no presídio

Leitura no presídio

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 13h58 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h08
Servidores do campus visitam presídio de Machado e entregam livros. (Foto: Divulgação)

Campus doa livros para projeto de diminuição do tempo de pena no presídio de Machado

O IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes implantou na Penitenciária da cidade de Machado (MG) o projeto “Novas Páginas”. O projeto prevê a diminuição do tempo da pena por número de livros lidos pelos recuperandos.

A leitura de qualquer título literário emprestado da biblioteca do presídio abate o tempo de pena imposto ao reeducando. Para isso, o leitor precisa apresentar uma resenha do livro, que após avaliado por comissão específica e validado pelo Diretor da unidade, é remetido ao Juiz de Execuções Penais para homologação.

Para dar andamento à iniciativa, o campus fez a doação de 158 livros de literatura para o presídio de Machado. “A ideia de implementar o projeto nasceu do anseio em poder levar um pouco da Biblioteca Afonso Arinos, do Campus Inconfidentes, à comunidade externa, e, assim, estimular o hábito da leitura”, comentou Caroline Machado, uma das idealizadoras do projeto. Ela é servidora do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e atua na biblioteca da instituição. Para Caroline, o público-alvo foi escolhido, tendo em vista que a função da pena no Brasil também é ressocializadora. “Diante disso, o projeto visa estimular a leitura entre os detentos, buscando ressaltar o poder transformador da educação em suas vidas”, completou a servidora da biblioteca.

A unidade prisional de Machado conta com 150 recuperandos. “A ideia é que todos possam se beneficiar das obras literárias doadas”, explicou Caroline, destacando que a Biblioteca Afonso Arinos deseja levar os benefícios da leitura para além dos muros do Campus Inconfidentes.

Todos os livros arrecadados pela Biblioteca Afonso Arinos para doação às unidades prisionais são advindos dos usuários, sendo que a maioria deles tem origem na permuta de multas em razão do atraso de empréstimos. “Desde que o projeto iniciou em 2018, notamos o aumento no interesse dos alunos da instituição em trazer livros, pois, são informados do destino que terão as obras”, finalizou Caroline Machado.

Projeto “Novas Páginas”

Diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio, visita o presídio de Machado (MG).

A implementação do projeto ocorreu em janeiro de 2019. O primeiro presídio a receber a iniciativa foi o Presídio de Ouro Fino (MG), ocasião em que também foram doados mais de 100 títulos.

A entrega dos exemplares literários, em Machado, aconteceu na manhã de segunda-feira (24/04) e contou com a presença do diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes. “Estamos dando sequência ao projeto ‘Novas Páginas’. Estamos estreitando a parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais e cumprindo nosso papel de servidores públicos impactando a vida de pessoas pela educação”, comentou Luiz Flávio.

O diretor do Presídio de Machado, Clarivaldo Francisco Pereira, também acompanhou a entrega dos livros. “Este projeto calhou com o projeto que temos aqui que é a remissão da pena por meio da leitura”, disse Clarivaldo, esclarecendo que o projeto de abono do tempo de prisão por livro lido é uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O preso pode ler até 12 obras por ano e remir até 48 dias de sua pena”, completou o diretor do presídio de Machado.

A parceria entre o Campus Inconfidentes e a Secretaria de Estado de Segurança do Estado de Minas Gerais conta também com o apoio do Campus Machado, do IFSULDEMINAS. De acordo com a diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke, a preocupação de levar educação para um público em vulnerabilidade é o horizonte de todos os campi do Instituto Federal. “Focamos na capacitação deste público. A capilaridade do IFSULDEMINAS é grande e deve nos levar à adesão a iniciativas como esta”, comentou a professora Aline.

Confira as imagens  (Fotos: Divulgação)