Página inicial > Notícias > Pesquisa no norte de Minas

Pesquisa no norte de Minas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 14h16 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h07
Estudantes dos campi Inconfidentes e Bambuí fazem coleta de material no Parque Nacional Grande Sertão Veredas. (Foto: Divulgação)

Campus Inconfidentes estabelece parceria para pesquisa em Unidades de Conservação

IFSULDEMINAS realiza pesquisa em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí firmaram uma parceria para a realização de projetos de pesquisa com o objetivo de levantamento da biodiversidade de vários grupos de insetos e aracnídeos em diferentes Unidades de Conservação do país.

Segundo o professor de Biologia do Campus Inconfidentes, Marcos Magalhães de Souza, este tipo de parceria é importante porque as instituições de pesquisa sofrem com a diminuição dos recursos financeiros. “A divisão dos gastos entre os parceiros possibilita que grandes projetos possam ser realizados. Além disso, permite um intercâmbio de experiências entre os estudantes das instituições”, disse ele, destacando a produção acadêmica de artigos e TCCs. “Cria diálogo entre ensino, pesquisa e extensão pois atendemos as demandas das Unidades de Conservação, além de criar ferramentas para alfabetização científica”, completou Magalhães.

O primeiro projeto envolveu cerca de dez estudantes de ambos os campi, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Agronomia e foi realizado de 2020 a 2021 no Parque Estadual da Mata Seca, localizado no município de Manga, no norte de Minas Gerais. A área pesquisada foi de Caatinga.

Como resultado desta pesquisa, foram elaborados 12 artigos e notas científicas, sendo que oito já foram publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais (links de acesso ao fim da publicação), três submetidos e um está em processo de análise de dados. “Aumentamos a produção científica dos Institutos,” comentou professor Marcos Magalhães.

Parque Nacional “Grande Sertão Veredas”

O segundo projeto iniciou em 2022 e está em andamento. Este novo projeto está sendo executado no Parque Nacional “Grande Sertão Veredas”, no município de Chapada Gaúcha, também no norte de Minas Gerais. O parque se encontra no bioma Cerrado e compreende cerca de 54% da vegetação típica do território do estado de Minas Gerais.

Porém, cerca de 55% de sua cobertura original foi reduzida, prejudicando sua biodiversidade. De acordo com Magalhães, o grau de ameaça da biodiversidade desse ecossistema justifica a realização de inventário de fauna. “A pesquisa permite conhecer a distribuição das populações, ocorrência de espécies ameaçadas e raras, sobretudo em Unidades de Conservação, que constituem a ferramenta mais efetiva de proteção dos seres vivos da região”, explicou o pesquisador do IFSULDEMINAS.

Um dos alunos que participarão da comitiva para a próxima pesquisa no norte de Minas é Tomás Matheus Dias de Oliveira. Ele está no 7º período do curso de Licenciatura em Biologia, no Campus Inconfidentes. “O sonho que sempre tive foi conhecer o Brasil e seus biomas. O mais engraçado foi entender o conteúdo estudado em sala de aula como uma fagulha do que podemos aprender”, disse o aluno que está pesquisando as libélulas, com o objeto de apresentar o resultado de seus estudos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A última visita ao Parque Nacional ‘”Grande Sertão Veredas” está agendada para ocorrer entre os dias 14 a 20 de abril, quando estudantes dos dois campi, além de pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas, vão a campo para concluir mais uma etapa da pesquisa.

Confira as imagens  (Fotos: Divulgação)