Página inicial > Notícias > Segurança no campus

Segurança no campus

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 18h26 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h07
Diretor-geral recebe Polícia Militar e servidores, no gabinete, para definir ações de segurança no campus. (Foto: Ascom)

Após reunião com Polícia Militar, direção geral emite comunicado sobre segurança na instituição

Com o objetivo de estreitar a parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e a Polícia Militar de Minas Gerais, o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, promoveu, na tarde desta quarta-feira (12/04), uma reunião com o comandante do Destacamento da PM de Inconfidentes, sargento Lucas Bertoldo, com o sub-comandande, sargento Matos e com servidores.

Além dos militares, o encontro contou ainda com a participação da equipe de vigilantes do campus, zeladores dos alojamentos dos estudantes e membros da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando.

Durante o encontro, no gabinete, foi tratado sobre as medidas preventivas de segurança que serão adotadas, a partir desta quarta-feira (12/04). “A reunião foi bastante produtiva. Definimos ações concretas e imediatas para assegurar um clima pacífico e de segurança para todos os estudantes, servidores, colaboradores e visitantes de nosso campus”, explicou o diretor-geral, professor Luiz Flávio.

Decisões imediatas

Dentre as decisões administrativas para garantir a segurança da comunidade escolar estão a contratação imediata de mais dois profissionais de segurança, alterações no horário de acesso ao Prédio Principal e limitações no horário de permanência de servidores e estudantes na Fazenda-Escola, no período noturno, além de vistorias nas dependências da Moradia Estudantil e intensificação das rondas pelos vigias da instituição.

De acordo com o sub-comandante do Destacamento da PM de Inconfidentes, sargento Matos, a presença dos militares no campus será frequente. Ele também enfatizou a importância da comunidade não compartilhar as notícias falsas que são veiculadas pelas redes sociais. “Uma dessas ações será o contato estreito da polícia dentro da instituição para garantir a segurança dos alunos, professores e todos os funcionários, em todos os momentos”, comentou o militar, destacando a urgência de desmascarar as notícias falsas. “É preciso verificar essas notícias mentirosas que anunciam fatos bizarros que não estão acontecendo. Nosso maior patrimônio, os alunos, estão seguros”, garantiu o sub-comandante.

Segundo o militar, as famílias dos estudantes também têm responsabilidade para a garantia de um clima pacífico na instituição. “Os pais devem ser parceiros, verificando a mochila do filho e prestar atenção no comportamento dos filhos”, alertou sargento Matos. “Quanto aos estudantes devem evitar trazer materiais que não sejam de interesse educativo, de uso nas aulas. Devem prestar atenção também no comportamento dos colegas, sobretudo, no tipo de rede social que está frequentando”, concluiu Matos, afirmando ser necessário denunciar qualquer coisa estranha e anormal no ambiente escolar.

Quem desejar fazer denúncias sobre fatos anormais ocorridos na escola pode entrar em contato com a Polícia Militar pelos telefones 181, 190 e ainda pelo contato da patrulha de Inconfidentes (35) 99269-0226.

A partir da reunião com os agentes de segurança do Estado de Minas Gerais, a direção geral emitiu o seguinte comunicado:

COMUNICADO 2