Parceria

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 13h45 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h05
Diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, acompanhado de servidores do campus e representantes da exportadora (Foto: Ascom)

Campus Inconfidentes renova parceria com exportadora de café da região

A parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e uma exportadora de café da região - COMEXIM – foi renovada durante reunião realizada na última quinta-feira (09/03).

Na ocasião, o conjunto de ações desenvolvido pelas duas instituições, desde 2015, foi ampliado. “Este encontro foi essencial para aproximarmos ainda mais. O Campus Inconfidentes tem expertise no trabalho em parceria com instituições da região que têm responsabilidade social, com a empresa que agora recebemos no campus para ampliar ainda mais o espectro de ações”, comentou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

Até o momento, a parceria previa a realização de trabalhos nas propriedades rurais e consistiam em visitas aos cafeicultores para implementação das boas práticas agrícolas. Estas visitas eram realizadas por 4 alunos bolsistas do campus. Eles atuavam como auditores e consultores nas certificações agrícolas (4C, Café Practices, boas práticas agrícolas pela plataforma Global do Café). A parceria consistia também na realização de Dias de Campo, Campo Limpo e treinamento para os cafeicultores organizado e conduzido pelo Grupo de Estudos em Cafeicultura Sustentável – Gecafes – entidade ligada ao Campus Inconfidentes.

Nesta nova etapa, o projeto ampliou para o período de 4 anos, podendo ser prorrogado por mais um ano, ocorrendo em 8 municípios e envolvendo 194 famílias de pequenas propriedades rurais.

As ações visam a restauração florestal para adequação ambiental das propriedades rurais, instalação de biodigestores (100 unidades), com continuidade das ações sobre sustentabilidade na cafeicultura.
Para a execução do projeto, o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes oferta o corpo técnico (professores, servidores e estudantes) e a COMEXIM, bem como os clientes parceiros contribuem com o aporte financeiro para execução das atividades propostas.

Como contrapartida para o Campus Inconfidentes serão destinados, por todo o período do projeto, 6 bolsas mensais para as ações de diagnóstico,, prospecção de áreas a serem recuperadas e orientações de plantio de mudas arbóreas, além de 4 bolsas mensais para as ações de auditoria e consultoria para certificações agrícolas, reagentes para o laboratório de água, deslocamento às propriedades com motorista e cursos de capacitação para os estudantes da instituição.

O projeto, neste ano de 2023, também foi reaberto na quinta-feira (09/03), com a apresentação da palestra "Recuperação das Áreas de Preservação Permanente" abordada pela professora do Curso de Gestão Ambiental do campus, Lílian Vilela Andrade. O evento aconteceu num restaurante às margens da Rodovia MG 290, entre Ouro Fino e Jacutinga.

Cerca de 47 produtores rurais participaram do encontro.

Confira as imagens (Fotos: Divulgação)