Página inicial > Notícias > 1º Intercampi

1º Intercampi

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 18h23 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h04
Diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, recebe intercambistas no gabinete. (Foto: ASCOM)

Campus Inconfidentes recebe alunos de Machado para atividades de intercâmbio

O Campus Inconfidentes recebeu 4 estudantes do Campus Machado, do IFSULDEMINAS, para a realização do projeto Intercampi. Os estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia do Campus Machado participarão de atividades nas Unidades de Produção da Fazenda-Escola, como laticínio, laboratório de análise de solos, suinocultura, bovinocultura e cafeicultura. Além disso, os estudantes também visitaram a área de reflorestamento, integrante do projeto “Conservador da Mantiqueira”.

É a primeira edição do projeto “Intercampi”, uma iniciativa de estágio em campi diferentes de onde os alunos do Instituto Federal do Sul de Minas estudam. “Eles vão vivenciar uma novidade. Eles vão fazer uma prática com olhar diferente. É uma troca maravilhosa e uma bagagem enorme de experiência”, explicou a colaboradora do Setor de Estágio do Campus Inconfidentes, Márcia Hérica Moreira, responsável pela organização do programa de intercâmbio.

Na última segunda-feira (30/01), os alunos visitantes foram recebidos pelo diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, no gabinete. “Espero que aproveitem a estrutura que o nosso campus oferece para eles. Aqui eles vão poder usufruir gratuitamente de toda estrutura necessária para aperfeiçoarem o conhecimento”, comentou Fernandes. Eles permanecerão em Inconfidentes até o próximo sábado (04/02).

Aprendizado e compartilhamento

Um dos estudantes de Machado que está em Inconfidentes é Paulo Ricardo Moreira da Silva. Natural de Campus do Jordão (SP), ele avaliou o projeto como essencial para a ampliação das experiências educativas. “Está sendo essencial conhecer a Fazenda-Escola aqui em Inconfidentes. É diferente! Fica próximo da cidade e isso tem um impacto na forma de aprendizado, porque podemos transitar com facilidade entre a área urbana e rural”, comentou o estudante do 10º período do curso de Engenharia Agronômica, do Campus Machado. “Escolhi participar deste projeto porque vi na socialização com outros campi uma oportunidade para conhecer outros métodos de aprendizado”, completou o jovem de 27 anos, destacando a organização da fazenda e a receptividade do Campus Inconfidentes.

Além de Paulo Ricardo, a estudante do 7º período do curso de Zootecnia, Beatriz Regina Rossari também veio fazer a experiência do intercâmbio. “Está sendo enriquecedor. Me apaixonei pela Fazenda-Escola do Campus Inconfidentes, desde a primeira vez que vim aqui. Quero conhecer a organização e os setores de uma fazenda de um campus onde não existe curso de Zootecnia”, explicou a aluna, natural da cidade de Soledade de Minas (MG).

O Campus Inconfidentes enviou cinco estudantes do curso de Engenharia Agronômica para atividades de intercâmbio para outros dois campi do IFSULDEMINAS. Três alunas foram conhecer o Campus Muzambinho e duas estão desempenhando atividades nas instalações do Campus Machado.

Confira as imagens (Fotos: Setor de Extensão)