Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Missão Internacional
Início do conteúdo da página
Notícias

Missão Internacional

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 07h55 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h15
Professor Mark Pereira do Anjos durante reunião preparatória para a COP27.
Professor Mark Pereira do Anjos durante reunião preparatória para a COP27.

Professor do campus participa de missão no Congo, em preparação para a COP27

O professor do Campus Inconfidentes, Mark Pereira dos Anjos, participou de uma missão na República Democrática do Congo, em preparação para a Conferência das Partes do Clima (PRECOP27). Trata-se de uma reunião preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27) que acontecerá de 6 a 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito.

O encontro preparatório aconteceu entre os dias 05 e 07 de setembro, na Reserva da Biosfera de Yangambi, na região de floresta tropical da bacia do rio Congo.

Segundo o professor, o convite partiu do Governo do Congo em virtude das ações relacionados às pesquisas sobre o projeto Plano Conservador da Mantiqueira, desenvolvido pelo IFSULDEMINAS e por entidades parceiras. “Recebemos no mês de julho a delegação da República Democrática do Congo e houve interesse por parte de integrantes do governo em conhecer um pouco mais sobre o mecanismo de pagamento por serviços ambientais (PSA) e como se dá o apoio das instituições parceiras, como o IFSULDEMINAS. O convite partiu do gabinete do ministério do meio ambiente congolês”, explicou Mark.

O evento

O evento consiste de reuniões científicas sobre as ações de combate às mudanças climáticas e conta com a participação de representantes de 25 países que dispõem de florestas tropicais pelo mundo. Alguns participantes foram convidados a apresentar ações que estão sendo implementadas em seus respectivos países em relação ao combate às mudanças climáticas, como Brasil, Congo e Cingapura. “Tive a oportunidade de apresentar as ações que estão sendo conduzidas pelo plano conservador da Mantiqueira e seu arranjo institucional que conta, consequentemente com o apoio do IFSULDEMINAS para o alcance de resultados”, completou o professor.

Ainda, de acordo com Mark, a experiência é rica pois permite compreender e participar de rodadas de discussão de nível internacional. “Além de nos dar uma noção real das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no mundo em matéria de combate às mudanças climáticas. Isso permite agregar mais realismo às aulas e compartilhar com os alunos de maneira mais apropriada como esses fóruns são construídos e conduzidos”, explicou Pereira dos Anjos, destacando que o encontro foi oportunidade para atualização sobre as medidas tomadas em favor do combate às mudanças climáticas numa escala planetária.

Confira as imagens 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página