Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Capacitação
Início do conteúdo da página
Notícias

Capacitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 08h48 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 11h14
Pela Internet, palestrantes falam sobre cuidado com o Meio Ambiente.
Pela Internet, palestrantes falam sobre cuidado com o Meio Ambiente.

Campus dá início a curso de especialização em Gestão Ambiental para a Polícia Militar

O Campus Inconfidentes deu início, nesta terça-feira (31/08), ao Curso de Especialização em Gestão Ambiental da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. O treinamento será ofertado para 250 alunos integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Servidores da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais e terá duração de 18 meses. “Nossa instituição tem um valor público agregado. O IFSULDEMINAS é uma instituição educacional e a Polícia Militar é ligada à segurança pública. São duas instituições que se juntam para a questão ambiental. Nossas instituições se complementam”, discursou o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Marcelo Bregagnoli.

O diretor-geral do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, também esteve no evento. De acordo com ele, a finalidade do curso é capacitar os agentes da linha de frente na solução das demandas ambientais. “Esta parceria entre PM e IFSULDEMINAS é muito relevante. A capacitação daqueles que atuam em linha de frente vai impactar na excelência da PM na atuação das questões ambientais”, frisou Luiz Flávio Reis Fernandes.

A aula inaugural, transmitida pela Internet, contou ainda com a participação da Comandante da Academia da PM, Coronel Cleyde da Conceição Cruz Fernandes; do comandante de Policiamento Ambiental, Coronel Cássio Eduardo Soares; do ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho; da coordenadora do curso, professora Fernanda Aparecida Leonardi e do vice-coordenador do curso, Capitão Flávio José de Souza.

A primeira palestra foi conduzida pelo ex-ministro do Meio Ambiente no período do governo Fernando Henrique Cardoso, José Carlos de Carvalho. Ele falou sobre “Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas”.

De acordo com o palestrante, os especialistas em Meio Ambiente devem observar as mudanças climáticas. “As nascentes estão secando. Os cursos de água estão reduzindo visivelmente. Não é preciso estudar. É só observar”, destacou o professor, recordando o período de sua infância. “Não posso mais tomar água no córrego de minha infância’, lamentou o estudioso formado em Engenharia Florestal e servidor de carreira do IEF – Instituto Estadual de Florestas.

O bacharel em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais, Coronel Cássio Eduardo Soares, apresentou a segunda palestra da noite. Ele desenvolveu o assunto “A execução do Policiamento de Meio Ambiente no Estado de Minas Gerais”. De acordo com Soares, o Estado de Minas Gerais tem uma biodiversidade variada, na fauna, flora e recursos hídricos. “Isto aumenta a nossa responsabilidade no cuidado de todos os biomas do Estado”, explicou o coronel, para quem Minas Gerais é uma “verdadeira caixa d’água do Brasil”.

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página