10 anos dos IF's

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 13h51 | Última atualização em Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 08h32 | Acessos: 2034
Em comemoração aos 10 dos IF's, Campus Inconfidentes enfrenta "Eternos Ídolos" do Flamengo do Rio de Janeiro.

Em partida de comemoração, time do Flamengo vence IFSULDEMINAS por 3 a 0

Pelo placar de 3 a 0, o time Master do Flamengo “Ídolos de uma Geração”,  do Rio de Janeiro, venceu o time do Campus Inconfidentes, em partida de comemoração aos 10 anos dos Institutos Federais.

O confronto aconteceu na tarde deste sábado, 17, no Estádio Municipal Ico Garcia, em Inconfidentes, e reuniu jogadores consagrados  como Ernane, Rondinelli, Colli, Jorginho, Pia, Edson Boaro, Andrade, Marquinhos, Gean, Renato Carioca, Gilmar Popoca, Paulo César, Marcelo Gomes e César. “Tenho o privilégio de voltar aqui 30 anos depois. Foi aqui que comecei minha carreira profissional. Vim jogar na antiga Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes e depois fui jogar na Europa e cheguei a defender a seleção brasileira”, comentou o goleiro Ernane que atuou em clubes como Atlético Mineiro e Palermo da Itália. “Cursei Técnico em Agropecuária aqui. Depois parti para o profissional. Inconfidentes foi a pedra fundamental da minha carreira por tudo que aprendi”, recordou o atleta, ex-aluno da instituição entre 1997 a 1999. “Aqui aprendi a ter confiança”, concluiu o jogador que também chegou a defender a seleção brasileira.

Primeiro tempo

O lateral Gean, do Flamengo abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, depois de um passe do jogador Marquinhos. “A gente fica feliz de ser convidado por participar de um grande evento.  Estamos aqui para fazer a festa e ficamos felizes por fazer gols”, comentou o atleta destacando a inteligência do companheiro Marquinhos na criação da jogada.

O primeiro tempo terminou em 1 a 0, mas o goleiro do IFSULDEMINAS, Márcio Ti, teve muito trabalho para neutralizar a finalização do adversário. “Jogar com esses profissionais é muito difícil, mas é sempre gratificante”, avaliou o jogador que atua em partidas amadoras no município de Inconfidentes.
No intervalo, o público aproveitou para tirar fotos com os craques e autografar camisetas e chuteiras.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com ritmo lento, sem grandes criações de finalização. Mas aos 26 minutos, Nélio, do Flamengo, sofreu um pênalti depois de uma entrada forte do zagueiro, Barney. Gilmar Popoca cobrou a penalidade e ampliou o placar.

Contudo, antes de terminar o confronto, aos 45 minutos, o jogador Maravilha marcou o último gol da partida depois de um passe de Gean dentro da grande área.
O trio de arbitragem foi formado por Carlos Eduardo dos Santos (Timimiu), Paulo César de Souza e Paulo Sérgio Candido de Morais.

Parcerias

20181117 153718O público contribuiu com a doação de alimentos não perecíveis para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e para a Santa Casa de Ouro Fino (MG). Segundo o Assistente Social da APAE, Helton Henrique Faria, o evento mostrou a necessidade das instituições consolidarem parceria para o bem de quem necessita. “A parceira entre o IFSULDEMINAS e a Apae veio na hora certa. Como não temos muita ajuda, toda solidariedade é bem vinda”, comentou o assistente social.

De acordo com o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luis Flávio Reis Fernandes, o evento foi importante porque mobilizou a comunidade. “Marcamos a cerimônia dos 10 anos do campus.  Foi importante notar a participação da comunidade local, servidores, alunos e egressos da instituição. Foi uma mescla de emoções e agradeço todos que se envolveram”, avaliou o diretor-geral.