No norte de Minas

1ª Caravana Pedagógica do Curso LECCA visita o Vale do Jequitinhonha, no norte do Estado
Uma equipe do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECCA), com habilitação em Ciências Agrárias, do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, realizou a sua 1ª Caravana Pedagógica ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A ação teve como objetivo estreitar o diálogo entre a formação acadêmica e os contextos de vida dos estudantes, por meio da visita às suas comunidades, escolas e famílias.
A atividade está prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) como parte do processo formativo baseado na Pedagogia da Alternância, que busca integrar teoria e prática a partir da realidade concreta dos educandos.
Uma jornada de mais de mil quilômetros pelo território dos estudantes
A Caravana foi composta por professores e coordenadores do curso LECCA Parfor Equidade: Sindynara Ferreira, Walace Ribeiro Correa, João Batista Begnami, André da Cruz França Lema, Everaldo Rodrigues Ferreira, Evando Luiz Coelho, e pelo motorista Adevaldo José da Silva. O curso é financiado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Equidade, iniciativa da CAPES em parceria com a SECADI/MEC, que também custeou a viagem.
Dia 1 – Rumo ao Vale
No dia 14 de julho, a equipe saiu de Inconfidentes em direção a Diamantina, onde pernoitou na Casa de Apoio da UFVJM. A acolhida foi articulada pela professora Ivana Cristina Lovo, também da Licenciatura em Educação do Campo.
Dia 2 – Araçuaí e Comunidade de Tesouras
No dia 15, a caravana chegou a Araçuaí, onde visitou a Escola Família Agroecológica (EFA), local de atuação do discente Mateus Pacheco da Veiga. A visita incluiu participação em assembleia com pais de alunos, almoço com a comunidade e reencontros com egressos da primeira turma do curso.
A tarde foi dedicada à visita à comunidade de Tesouras, onde reside a aluna Talimar Santos Magalhães. A acolhida calorosa incluiu um café da tarde e a oportunidade de conhecer o Engenho Tesourinhas, ligado à produção artesanal de derivados da cana-de-açúcar.
Dia 3 – Itinga e Assentamento Campo Novo
Em 16 de julho, o grupo esteve no povoado de Taquaral, em Itinga, onde vive a discente Pyettra Santos Lima. A visita incluiu paradas no mercado municipal, no IFNMG – Campus Araçuaí e em propriedades locais, como a da artesã Dona Lourdes e uma produtora de rosas do deserto.
Na parte da tarde, os docentes visitaram a EFA Bontempo, em Itaobim, e encerraram o dia na EFA Renascer, no Assentamento Campo Novo, em Jequitinhonha. A equipe foi recebida com uma emocionante Mística, roda de conversa e visita à casa do discente José Guilherme Caldeira dos Santos.
Dia 4 – Almenara e Comunidade de Umburana
A caravana seguiu para Almenara no dia 17, onde conheceu a Escola Municipal Boa Sorte, na comunidade de Santa Luzia, onde atua a aluna Érica Alves Lima. Após a visita, a equipe foi à comunidade de Umburana, conhecer os pais da estudante, sendo recepcionada com um tradicional almoço caipira.
Antes de encerrar o dia, os professores fizeram uma visita institucional ao IFNMG – Campus Almenara, onde dialogaram sobre o modelo de ensino em alternância adotado pelo curso técnico em Agropecuária.
Integração, pertencimento e compromisso com a formação docente
A 1ª Caravana Pedagógica do curso LECCA consolidou-se como uma experiência de formação integral, na qual o percurso dos professores foi guiado não apenas por estradas e mapas, mas pelo compromisso com os territórios de vida de seus alunos.
"Após a realização das visitas, não se vê mais apenas a pessoa do aluno, mas a sua comunidade, a estrada que leva até sua casa, seus familiares, suas dificuldades, mas também suas lutas e sonhos", destacou a equipe em relato coletivo.
A proposta se insere na lógica da Estadia Socioprofissional, momento em que os discentes desenvolvem práticas extensionistas, estágios e intervenções em suas comunidades, transformando suas vivências em objeto de estudo e aprendizado mútuo.
Próximos passos
Com o êxito da primeira edição, novas caravanas estão previstas, com o intuito de aprofundar ainda mais a articulação entre os conteúdos do curso e os contextos concretos onde os futuros educadores atuarão. O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes reafirma, assim, seu compromisso com a formação de professores comprometidos com a justiça social, a equidade e o desenvolvimento dos territórios do campo.
Com informações da equipe da Caravana
Acesse as fotos (Divulgação)
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