Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PIBID Ciências Biológicas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 21 de Julho de 2025, 13h12 | Última atualização em Segunda, 21 de Julho de 2025, 13h21 | Acessos: 150
Estudantes da Escola Estadual Horácio Narciso de Góes conhecem trabalhos do PIBID - Ciências Biológicas. (Foto: Divulgação)
Estudantes da Escola Estadual Horácio Narciso de Góes conhecem trabalhos do PIBID - Ciências Biológicas. (Foto: Divulgação)

Fazenda-Escola recebe visita de estudantes da Escola Estadual Horácio Narciso de Góes

A Fazenda-Escola do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes recebeu  uma rica troca de experiências e saberes. A instituição acolheu, com grande entusiasmo, a visita de 80 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Horácio Narciso de Góes, localizada em Ouro Fino (MG). A ação integra as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Ciências Biológicas. 

“Atividades como essa ampliam o acesso à informação sobre o curso de Ciências Biológicas e podem inspirar os jovens a sonhar com novas possibilidades de estudo e carreira”, destacam os docentes.

A visita teve como principal objetivo promover a aproximação entre a educação básica e o ensino superior, fortalecendo os vínculos entre a comunidade escolar e a instituição de ensino. A iniciativa também buscou despertar nos jovens o interesse pela ciência e pelo universo acadêmico.

Recepção e atividades laboratoriais

Os alunos da escola visitante foram recebidos com acolhimento e entusiasmo pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que atuam como bolsistas do PIBID. A programação envolveu visitas guiadas a diversos laboratórios do campus, proporcionando aos estudantes uma verdadeira imersão no ambiente científico.

No Laboratório de Biologia Celular, os visitantes tiveram contato com a lupa eletrônica e o microscópio óptico, aprendendo sobre estruturas celulares com o apoio dos monitores. Já no Laboratório de Anatomia, foram apresentados modelos didáticos que ilustram os diferentes níveis de organização do corpo humano – de células a sistemas completos.

Outro destaque foi o Laboratório de Zoologia, onde os alunos exploraram as coleções de insetos, compreendendo a importância desses acervos para a pesquisa e conservação da biodiversidade.

Integração e inspiração

Após as atividades práticas, foi servido um lanche, proporcionando um momento de descontração e integração entre os visitantes e os estudantes do PIBID. A troca de experiências foi enriquecedora tanto para os alunos da educação básica quanto para os licenciandos, que puderam vivenciar na prática o papel transformador da docência.

De acordo com os professores Nilton Luiz Souto e Marcos Magalhães de Souza, coordenadores do subprojeto PIBID Ciências Biológicas, ações como essa são fundamentais para fortalecer os laços entre o IFSULDEMINAS e a comunidade escolar regiona visita reforça o compromisso do PIBID e do IFSULDEMINAS com uma educação transformadora, baseada na troca de saberes e na valorização do ensino em todas as etapas da formação.

Acesse as fotos (Ascom/Divulgação)


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página