Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Com alunos da "Felipe dos Santos"

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 17 de Julho de 2025, 12h47 | Última atualização em Quinta, 17 de Julho de 2025, 13h34 | Acessos: 41
Estudantes da Escola Estadual Felipe dos Santos, de Inconfidentes (MG), recebem certificado de conclusão do projeto. (Foto: Ascom)
Estudantes da Escola Estadual Felipe dos Santos, de Inconfidentes (MG), recebem certificado de conclusão do projeto. (Foto: Ascom)

Projeto de extensão que promoveu intercâmbio cultural entre Brasil e Colômbia é concluído

 Atividades com estudante colombiano fortaleceram ensino de idiomas e promovem integração entre culturas na Escola Estadual Felipe dos Santos

Foi concluído, no primeiro semestre de 2025, o projeto de extensão "Intercâmbio Cultural: Brasil–Colômbia", promovido pelo IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, em parceria com a Escola Estadual Felipe dos Santos, localizada no município de Inconfidentes (MG). A iniciativa contou com a participação do estudante colombiano David Alejandro Perez Pazos, da Universidad de Córdoba, que atuou diretamente com os alunos da escola durante sua permanência no Brasil.

David, que cursa Engenharia Ambiental em sua instituição de origem, integra o Programa de Mobilidade Internacional do Instituto Federal. No Campus Inconfidentes, ele participa de disciplinas e desenvolve estágio no curso de Engenharia Ambiental, contribuindo com uma nova perspectiva acadêmica e promovendo o intercâmbio de saberes culturais e linguísticos entre Brasil e Colômbia.

Experiência cultural e aprendizado mútuo

Durante as oficinas realizadas com estudantes de 13 a 15 anos, David compartilhou aspectos da cultura colombiana e introduziu os jovens ao idioma espanhol, com foco em saudações, cumprimentos e vocabulário básico. A troca, no entanto, foi mútua: os alunos também auxiliaram o intercambista a compreender melhor a língua portuguesa e as particularidades culturais do Brasil e da região do Sul de Minas.

“O projeto foi uma experiência muito enriquecedora para minha formação pessoal e acadêmica. Ensinar espanhol no Brasil me fez perceber o potencial e o interesse dos alunos por essa língua tão próxima ao português. Foi um exercício de empatia, adaptação e criatividade”, afirmou David.

Avaliação contínua e impacto pedagógico

Além das oficinas, o projeto promoveu encontros regulares entre os intercambistas e a coordenação, com o objetivo de avaliar o andamento das atividades, ajustar metodologias e aprimorar a proposta pedagógica.

A professora Andresa Fabiana B. Guimarães, coordenadora do projeto, destacou os resultados positivos da iniciativa: “Projetos como este mostram que o aprendizado vai muito além da sala de aula: é na troca entre culturas que se constrói uma educação mais humana, plural e significativa.”

Os estudantes participantes relataram entusiasmo com a experiência e expressaram o desejo de que o projeto tenha continuidade nos próximos anos.

Para o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a ação reafirma o compromisso da instituição com a formação integral dos estudantes e com a internacionalização do ensino: “A presença de intercambistas amplia horizontes e prepara nossos alunos para um mundo mais conectado, multicultural e colaborativo.”

Acesse as fotos (Ascom)


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página