Celebração da Arte

"Sarau Vivências" emociona público com noite de arte e expressão no novo auditório da Fazenda
Na noite desta quarta-feira (21/05), o auditório "Professora Cristiane Cordeiro", do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, se transformou em um espaço vibrante de arte, cultura e emoções durante mais uma edição do “Sarau Vivências”. Com o tema “Carpe Diem” – Aproveite o dia, o evento reuniu estudantes do próprio campus, além dos alunos da Escola Estadual Felipe dos Santos, e mais os servidores e membros da comunidade local para uma celebração repleta de música, poesia, dança e interpretação artística.
A abertura da noite já emocionou o público com a apresentação de um grupo de crianças da comunidade, que encenou uma adaptação inspirada no texto “O Morango”, de Rubem Alves. A performance trouxe uma mensagem sensível sobre a importância de saborear a vida, em sintonia com o tema do sarau.
Ao longo da programação, o palco foi ocupado por diversas apresentações autorais e interpretações que exaltaram o talento e a criatividade dos participantes. A Banda da Casa das Artes também abrilhantou o evento. Poemas intensos, canções marcantes e coreografias expressivas marcaram a décima edição do evento, reforçando a proposta de promover um espaço de escuta, acolhimento e liberdade artística.
Criado em 2019, o Sarau Vivências acontece duas vezes ao ano e resistiu mesmo durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, quando foi realizado em formato on-line. De volta ao formato presencial, o sarau reafirma sua relevância como espaço cultural e de convivência no campus.
Para a professora Carla Patronieri, idealizadora e organizadora do projeto, o sarau é mais do que um evento: é uma experiência transformadora. “O Sarau Vivências é um lugar para ouvir e ser ouvido. Hoje, após dez edições, percebo ainda mais a importância de espaços nos quais as pessoas se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e emoções por meio das mais diversas manifestações artísticas. A arte salva”, destacou, emocionada. Carla também foi homenageada na ocasião, em reconhecimento ao seu empenho e dedicação à iniciativa.
Ao final da noite, o público ainda foi presenteado com sorteios de brindes, encerrando o sarau com leveza, alegria e o sentimento de que viver o momento – como propôs o tema – é, de fato, um ato de arte.
Redes Sociais