Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Parlamento Jovem

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 12 de Maio de 2025, 15h31 | Última atualização em Quarta, 14 de Maio de 2025, 12h05 | Acessos: 93
Estudantes de 10 municípios da região se encontram no Auditório "Professora Cristiane Cordeiro" (Foto: Ascom)
Estudantes de 10 municípios da região se encontram no Auditório "Professora Cristiane Cordeiro" (Foto: Ascom)

Juventude e cidadania: IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes sedia 3º Fórum Regional do Parlamento Jovem

Mais de 250 estudantes da região se reúnem em evento que promove formação política, integração e expressão cultural

Na última sexta-feira (09/05), o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes foi palco do 3º Fórum Regional da Juventude e Cidadania, reunindo cerca de 260 participantes de 10 municípios do Sul de Minas. O evento, parte das ações do Parlamento Jovem de Minas, teve como foco principal o fortalecimento da consciência cidadã, a integração entre os jovens e a construção coletiva de políticas públicas.

A programação do fórum foi marcada por momentos de arte, debate e formação. Logo na abertura, os participantes prestigiaram uma apresentação cultural da Casa das Artes, do próprio Campus Inconfidentes, que deu o tom de acolhimento e criatividade ao evento. Em seguida, os jovens participaram de uma formação política promovida pelo PROEP (Programa de Extensão em Educação Política), da Unicamp, que mantém uma parceria consolidada com o Parlamento Jovem para levar conhecimento político à juventude.

Um dos pontos altos da programação foi a mesa-redonda com agentes políticos da região, que proporcionou um diálogo direto entre os estudantes e representantes públicos. Questões como políticas de juventude, educação e participação social foram debatidas de forma aberta e democrática.

Para Lucas Medau, coordenador regional do Parlamento Jovem no Sul de Minas e professor da rede estadual de ensino em Monte Sião, o evento teve como objetivo fortalecer os vínculos entre os jovens dos municípios participantes. “Queremos que os estudantes se integrem porque vão ter que trabalhar juntos na elaboração de políticas públicas. Nosso foco não é a competição, mas a construção coletiva, com formação e discussões artísticas e políticas”, afirmou.

Estiveram presentes delegações de Andradas, Carvalhópolis, Inconfidentes, Ouro Fino, Machado, São Lourenço, Monte Sião, Santa Rita de Caldas, Poço Fundo e Silvianópolis, demonstrando o alcance e a relevância da iniciativa na região.

O evento também foi avaliado positivamente pelos organizadores. “O movimento das instituições e os estudantes ficaram satisfeitos com a participação e interação provocadas aqui”, completou Medau.

Para o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a realização do fórum representa uma conquista na formação cidadã da juventude:“Eventos como este são fundamentais para despertarmos nos jovens a consciência política e o senso de responsabilidade social que tanto precisamos cultivar.”


 Confira as fotos oficiais (Fotos: Alex Bueno e Heloisa Lee)


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página