Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Produção de Mel

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 14h36 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2024, 15h22 | Acessos: 24
Novas caixas de criação de abelhas foram instaladas na Fazenda-Escola (Foto: Divulgação)
Novas caixas de criação de abelhas foram instaladas na Fazenda-Escola (Foto: Divulgação)

Campus Inconfidentes retoma produção de mel e estudantes têm aulas no Setor de Apicultura

O Campus Inconfidentes está revitalizando o Setor de Apicultura da Fazenda-Escola. Os trabalhos de produção de mel, própolis e cera foram retomados, neste ano de 2024, e fizeram o setor produzir cerca de 130 kg de mel. A meta para 2025 é atingir a produção de 300 kg do produto. Os novos apiários foram instalados nas reservas florestais da Fazenda-Escola.

A retomada dos trabalhos na Apicultura tem o objetivo de viabilizar a volta das aulas práticas com coleta de mel, manejo das abelhas, divisão e capturas. Para isso, a Caso do Mel foi reformada e, para aumentar a capacidade produtiva, o Campus Inconfidentes recebeu a doação de 10 caixas de criação de abelhas oferecidas pelo Campus Muzambinho. Agora, o Setor de Apicultura do Campus Inconfidentes conta com 20 caixas.

De acordo com o coordenador da Apicultura, Benedito Izanor Ribeiro Junior, para alavancar a produção, além de cumprir a função de pesquisa do Setor, foi criado um Grupo de Estudo, com a finalidade de envolver os estudantes no Apiário. “Implantamos o Grupo de Estudo GEPA ( Grupo de Estudo de Produção Alternativa), com a participação de 90 alunos do Curso Técnico em Agropecuária e 3 Técnico em agropecuária que são servidores do campus”, explicou Benedito.

Para Benedito Izanor, os resultados dos trabalhos desenvolvidos em 2024 foram a reforma da Casa do Mel para possibilitar de processar o mel e o retorno das aulas práticas para os alunos da instituição. “Queremos ter um modelo de referência para outros apicultores, a retomada da produção de mel e própolis para a cooperativa dando a oportunidade da comunidade externa ter acesso a um produto de qualidade e a possibilidade de desenvolvimento de projetos de pesquisa na área”, completou Benedito, que é Técnico em Agropecuária no Campus Inconfidentes.

 Para garantir a segurança e o desempenho profissional no Setor de Apicultura, o Campus Inconfidentes fez ainda um investimento na ordem de R$33 mil, adquirindo macacões e caixas novas de criação de abelhas. O mel produzido na Fazenda-Escola está sendo comercializado na Cooperativa.

Confira as imagens: (Fotos: Divulgação)

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página