Licenciatura em Educação do Campo

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2024, 15h00 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 15h00 | Acessos: 353
Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo se encontram no auditório da Fazenda-Escola para início das atividades. (Foto: Ascom)

Mais de 30 estudantes de diferentes regiões de MG e da Bahia chegam ao campus para início do curso

O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECCA) teve início na manhã desta segunda-feira (12/08). A sessão de abertura dos trabalhos ocorreu no Auditório da Fazenda-Escola.

O curso tem a finalidade de formar professores, na área de Ciências Agrárias, para atuar no Ensino Fundamental e Médio, atendendo prioritariamente à demanda de graduação de educadores para as Escolas do Campo.

O curso inicia com 32 estudantes de diversos lugares e instituições do Estado de Minas Gerais, além de uma da Bahia, e foi aprovado pelo Edital do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes.

A aula inaugural foi ministrada pelo Pró-Reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Luiz Carlos Dias da Rocha. Ele relatou sua trajetória pessoal, enfatizando temáticas como agroecologia, agricultura familiar e educação do campo. Também comentou sobre a criação do curso LECCA no Campus Inconfidentes, finalizando com apontamentos sobre as potencialidades do curso.

Alguns professores do curso estiveram presentes, além da Diretora de Assuntos Educacionais do IFSULDEMINAS, Aloisia Rodrigues Hirata; o Coordenador Institucional do curso LECCA/Parfor Equidade, Wallace Correa Ribeiro; a Coordenadora do Curso LECCA/Parfor Equidade, Sindynara Ferreira; o Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Inconfidentes, Fernando da Silva Barbosa; o Coordenador Pedagógico do curso LECCA/Parfor Equidade, João Batista Begnami; o representante da Diretoria da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA), Rogério Santos de Jesus; Diretor da EFA Paulo Freire; Gilmar de Souza Oliveira.O diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, também marcou presença.

Regime de Alternância

Por ser aplicado em Regime de Alternância, as atividades da LECCA preveem aulas teóricas ministradas no Campus Inconfidentes e aulas práticas, chamadas estadia socioprofissional, quando os estudantes aplicam os conteúdos teóricos nas comunidades de origem dos estudantes.

Confira as imagens: (Fotos: Ascom)