Tratamento por Equoterapia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 16h52 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 14h18 | Acessos: 445
Membros da direção geral e dos municípios assinam Acordo de Cooperação Técnica (Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Inconfidentes)

IFSULDEMINAS, Municípios, Senar e FADEMA assinam acordo para funcionamento da Equoterapia

O diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, encontrou-se com representantes das prefeituras de Inconfidentes, Bueno Brandão e de Ouro Fino, além da FADEMA e Senar-MG (Serviço de Aprendizagem Rural), para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que vai permitir o repasse de recursos públicos para o funcionamento da Equoterapia na instituição.

O espaço é destinado para o tratamento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla e autismo.

A reunião aconteceu na sede do Setor de Equoterapia, na Fazenda-Escola do campus. O projeto tem a meta de reabilitar pessoas com necessidades especiais e transtornos de desenvolvimento através da técnica da equoterapia, além de promoção de atividades conjuntas de educação, elaboração de diagnósticos e relatórios, inclusão social dos praticantes do projeto por meio da participação de estudantes e servidores do Campus Inconfidentes nas sessões.

A intenção é também favorecer o convívio entre a comunidade acadêmica e as pessoas com necessidades especiais e transtornos do desenvolvimento, bem como capacitar estudantes e servidores do Campus Inconfidentes por meio de cursos.

De acordo com o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a assinatura do convênio marca o início de uma etapa decisiva para colocar o espaço à disposição da comunidade, depois de um período de preparação da infraestrutura necessária para disponibilizar o equipamento público. “Agora vem o mais importante: tornar possível o funcionamento deste local. Colocarmos aqui as pessoas que precisam de tratamento. Foi por elas que chegamos até esta etapa do projeto, com o apoio de todas as entidades parceiras”, destacou o gestor do Campus Inconfidentes.

A próxima etapa será a publicação do Edital, pela FADEMA, para a contratação dos profissionais, atuantes na frente de trabalho da Equoterapia.

O prazo de vigência do projeto é de 12 meses e poderá atender até 36 pessoas.

Investimentos

As prefeituras se comprometeram a repassar o valor estimado em R$ 39 mil para a Fadema – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa e Ensino Profissionalizante e Tecnológico, com sede em Machado (MG). O órgão será o responsável pela gerência dos recursos, além da contratação de profissionais como psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, instrutores de equitação, ferrador e casqueador, por meio de Processo Seletivo, para atuação no Projeto. Outros R$28 mil oriundos do IFSULDEMINAS vão garantir o funcionamento do tratamento dos usuários.

O espaço onde vai funcionar a Equoterapia foi construído em 2022 e foram investidos cerca de R$ 546 mil, entre a edificação da sede do local e a compra de equipamentos.

Confira as imagens: (Fotos: Ascom e Prefeitura de Inconfidentes)

registrado em: ,