Formatura

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sábado, 04 de Agosto de 2018, 11h57 | Última atualização em Segunda, 06 de Agosto de 2018, 08h44 | Acessos: 2426

Sábado é marcado pela colação de grau dos cursos técnicos e superiores.

Release

Assunto: Formaturas dos cursos técnicos e superiores

Data: 04 de agosto de 2018

Mais informações: ascom.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br

O Campus Inconfidentes entrega para o mercado de trabalho, nesse sábado (04/08), cento e um novos profissionais. Com as Colaçõees de Grau realizadas neste sábado, no Poliesportivo Nilo Peçanha, eles estarão aptos a desenvolverem profissionalmente o conhecimento adquirido durante o tempo de formação no IFSULDEMINAS.

Cursos Superiores

A solenidade de formatura dos Cursos Superiores ocorreu no período da manhã e reuniu, além dos 23 formados, familiares, amigos, servidores e autoridades.
O Reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, foi representado pelo Pró-Reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa. “Este momento deixa evidente as conquistas. Percebemos o entusiasmo e a gratidão em todos os formandos”, discursou Ávila. “Não se deixem levar pelo pessimismo. O Brasil e a sociedade precisam de vocês”, concluiu o Pró-Reitor ao se dirigir para os estudantes.

O Diretor-Geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, durante discurso destacou o comprometimento que a partir de agora os novos profissionais assumem. “O diploma os leva a um comprometimento consigo mesmos e com a sociedade”, enfatizou o Diretor-Geral acerca da postura ética como profissionais. “Comprometer-se com a sociedade é inserir-se na perspectiva da ética, da responsabilidade e da ajuda mútua”, encerrou Fernandes.

O ex Diretor-Geral, professor Miguel Angel recebeu uma homenagem do atual gestor. “Obrigado Miguel pela sua ética”, frisou professor Luiz Flávio.

O paraninfo das turmas foi o professor Paulo Roberto Ceccon. Aluno egresso da antiga Escola Agrotécnica de Inconfidentes (EAFI), ele fez carreira na instituição, atuando como professor e, mais tarde assumindo o cargo de Diretor-Geral, entre os anos de 2007 e 2010, contribuindo na fase de transição da EAFI para Instituto Federal. “Esta instituição me ensinou a respeitar as pessoas como elas são”, disse o paraninfo, recordando dos momentos vividos na escola como estudante. “Pensem nas transformações que vocês passaram. Observem como estão melhores”, finalizou Ceccon o discurso.

A solenidade proporcionou ainda momentos de reconhecimento com a entrega de homenagens para professores e servidores técnicos adminstrativos. A cerimônia encerrou com a entrega dos diplomas.

Cursos Técnicos

A Colação de Grau dos Cursos Técnicos ocorreu no período noturno. Os 78 estudantes prestaram juramento e comprometeram-se com a ética e a correção profissional.

O paraninfo das turmas foi o servidor Lindolfo Ribeiro da Silva Júnior. No campus, ele atuou como Assistente de Alunos. Atualmente é Diretor de Assuntos Estudantis na Reitoria do IFSULDEMINAS. “O mundo precisa de agentes pró ativos, de pessoas que assumam o protagonismo da própria história”, discursou o paraninfo, alertando para a necessidade de se posicionar frente a uma sociedade caracterizada pela cobrança. “É preciso se posicionar num cenário de cobrança. Assumir as responsabilidades”, alertou o paraninfo, citando o exemplo de uma escola que se mobilizou para superar as dificuldades.  “Precisamos assumir nosso papel na sociedade”, encerrou Lindolfo.

O Diretor-Geral do Campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, discursou destacando o cumprimento das tarefas pelos alunos. “Peço que vocês, formados em Cursos Técnicos, continuem confiando em nós, pois sempre buscamos equilíbrio social e justiça”, destacou o gestor, enfatizando a participação da sociedade na oferta da educação por meio do pagamento de impostos. “Divulguem nossa instituição para que outras pessoas, como vocês, usufruam de uma educação gratuita e de qualidade”, conclamou Fernandes.

O Pró-Reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa representou o Reitor, professor Marcelo Bregagnoli. “O sucesso é fruto do querer”, comentou Cléber, referindo-se aos desafios de estudar em cursos a distância. “Existe uma força maior entre todas: esta força chama-se vontade”, conclui o Pró-Reitor.

Os alunos condecoraram alguns professores com placas e a sessão terminou com a entrega dos diplomas.

Imagem ilustrativa:

Foto formatura 2