Em ritmo acelerado

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 16h06 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 14h18 | Acessos: 1422
Administração já investiu cerca de R$ 1 milhão e 100 mil no empreendimento. (Foto: Ascom)

Obras do novo auditório devem ser entregues ainda no Primeiro Semestre

As obras do novo auditório, levantado na Fazenda-Escola do Campus Inconfidentes, seguem em ritmo acelerado. Iniciadas no mês de março de 2023, as obras têm  previsão de conclusão até o final do primeiro semestre de 2024.

A edificação se encontra na etapa de execução e reboco de alvenarias, além da construção de pilares. A próxima fase prevê finalização de superestruturas, lage, telhado e finalização de alvenaria de vedação.

Estão sendo investidos mais de R$ 3 milhões e 300 mil no empreendimento com área de 1 mil143 m². Do total deste valor, já foram investidos cerca de R$1milhão e 150 mil. Os trabalhos finais serão marcados pela instalação hidráulica, elétrica e de equipamento de combate a incêndio. “É uma obra digna de comemoração, pois já temos todos os recursos para sua conclusão”, explicou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacando a obra como resultado de uma parceria do campus com a Reitoria do IFSULDEMINAS e com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). “Agora nosso compromisso é buscar outros recursos para a instalação de equipamentos como cadeiras, som e ar condicionado”, completou o diretor-geral.

O auditório tem capacidade para 400 espectadores sentados, com espaços reservados a Pessoa com Necessidades Especiais (PNE) e poltronas especiais para pessoas obesas. “O sentimento é muito válido porque me incomodava não ter um local apropriado para cerimônias e eventos institucionais, além de ser espaço plural para fomento da cultura, como apresentações de teatro”, acrescentou Luiz Flávio. “Uma escola de 106 anos precisa ter algo moderno, sem improvisos”, concluiu o diretor, frisando a abertura do auditório também para uso da comunidade externa.

O empreendimento está sendo construído observando a diminuição de impactos ambientais com a implantação do sistema de coleta de água de chuva, iluminação interna com incidência de luz natural, além dos mecanismos de acessibilidade.

Histórico

Durante a visita ao Campus Inconfidentes, em junho de 2022, o Secretário da Setec, Tomás Dias Sant'Ana, anunciou a construção do auditório na Fazenda-Escola do Campus Inconfidentes.

Na ocasião, ele participou, com os gestores do Instituto Federal, da inauguração das obras do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA), do Laboratório de Pesquisa em Biociências; do Museu de História Natural; do Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica; e do Sistema de ingresso no restaurante.

A partir daquele dia, as equipes da direção geral e da Reitoria focaram nos passos necessários para a elaboração do projeto, bem como na busca de recursos junto às autoridades do Governo Federal.

Homenagem

O auditório receberá o nome da professora Cristiane Cordeiro de Camargo, falecida em 15 de setembro de 2022. No campus, ela lecionava biologia e foi mentora do projeto “Tertúlias Dialógicas”, cujo objetivo era popularizar a leitura de obras literárias. A iniciativa da educadora levou leitura e alfabetização para o interior de penitenciárias da região.

Confira as imagens: (Fotos: Ascom)

registrado em: ,