Preservação das Araucárias

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 08h47 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h14 | Acessos: 2158
Alunos do Campus Inconfidentes participam de apresentação do projeto ministrado pelo idealizador, Danilo Pereira.

Projeto "Araucárias da Mantiqueira" é implantado no campus

Foi implantado no Campus Inconfidentes o projeto “Araucárias da Mantiqueira”. O objetivo é difundir, por meio de educação ambiental, a importância da preservação das Araucárias, a única espécie de pinheiro nativa do Brasil. “Este projeto tem por finalidade o plantio de novas gerações de Araucárias e a preservação da espécie, uma vez que ela se encontra na lista das árvores em extinção”, explicou o idealizador do projeto Danilo Pereira.

Aluno do 1º ano do Curso de Gestão Ambiental, ele participa voluntariamente de diversos grupos ambientais da região. “Ando muito pela Serra da Mantiqueira e comecei a observar a falta desta árvore. Vi que existem Araucárias antigas de cem, duzentos e trezentos anos. Me perguntei sobre as novas gerações, de menos de cinquenta anos desta árvore. Será que ninguém mais está plantando novas Araucárias?”, questionou o estudante, destacando a devastação das Araucárias no Sul de Minas. “Os cortes ilegais era uma prática no passado. Mas as novas gerações não estão plantando mais”, observou o estudante.

A pergunta o levou a desenvolver um projeto piloto de plantio de novas mudas. Em 2021, ele criou o “Viveiro Florestal do Rio Mogi Guaçu”, no sítio de sua propriedade, localizado no Bairro Tanque, zona rural de Ouro Fino. No viveiro, ele produz mudas nativas da Mata Atlântica para distribuir gratuitamente para a população plantar em áreas de matas ciliares e em locais de recuperação de nascentes.

Como resultado do trabalho voluntário no viveiro, a primeira ação foi o plantio de 70 mudas de Araucárias em uma propriedade de Tocos do Mogi. “Agora estamos implantando esta ideia para os alunos do Instituto Federal. Isto vai servir para o futuro. É uma sementinha que plantamos e terão grandes resultados”, acrescentou o empreendedor ambiental.

Produção de mudas na Fazenda Escola

Na Fazenda Escola do IFSULDEMINAS estão sendo produzidas mais de 200 mudas de Araucárias. De acordo com a previsão dos executores, até dezembro as plantas podem atingir o porte de 40cm de altura e estarão preparadas para serem plantadas nos sítios de Inconfidentes, autorizados para esta finalidade. “Os alunos do campus nos ajudarão nesta empreitada, quando vamos plantar as mudas em cerca de 20 propriedades do município de Inconfidentes, nas áreas mais altas”, explicou a professora do Curso de Meio Ambiente, Lílian Vilela.

Segundo Lílian Vilela, a espécie é original da Mata Atlântica de altitude, onde impera o clima mais frio. “Inconfidentes é área natural desta espécie, principalmente nos locais mais altos do município”, completou a docente, destacando o relevo do município como próprio para o desenvolvimento desta planta.

O projeto “Araucárias da Mantiqueira” deverá integrar o “Conservador do Mogi”, uma iniciativa que prevê a recuperação florestal da região da Serra da Mantiqueira. Implantado em janeiro de 2018, o projeto prevê ações de conservação ambiental na região do Rio Mogi Guaçu e pretende recuperar áreas rurais do município. A finalidade é aumentar a produção de água por meio da restauração florestal e promoção da agricultura sustentável.

Confira as imagens: