Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

De 17 a 21 de agosto

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 08h41 | Última atualização em Terça, 28 de Julho de 2020, 09h07 | Acessos: 69

IFSULDEMINAS promove segunda semana do Programa Aprendendo com as Diferenças

O IFSULDEMINAS, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, promove a segunda semana do Programa Aprendendo com as Diferenças. De 17 a 21/08 acontecem cinco palestras online sobre o tema, com profissionais de diversas áreas (veja programação). O Programa, atualmente, mantém parceria com 22 Apaes do sul de Minas.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, “é uma satisfação muito grande ver os frutos do ‘Aprendendo com as Diferenças´. Creio que não são só os mais de 500 usuários das Apaes são beneficiados. Nós também o somos quando temos a oportunidade de, pela educação, melhorar a qualidade de vida de tantas pessoas”.

Segundo o pró-reitor de extensão do instituto federal, Cléber Ávila Barbosa, o evento acontece “para reafirmar a importância da participação da família e comunidade na desconstrução de preconceitos, respeito à excepcionalidade de cada um e para a reflexão no dever de igualdade para a inclusão”.

A atividade pretende, ainda, sensibilizar os governos e a comunidade em relação às potencialidades das pessoas com deficiência, atraindo a atenção para suas necessidades e para políticas públicas específicas.

Programação

01 Post Data do Candidatos EduardoDia: 17/08 - 19h
Tema: Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social.
Palestrante: Eduardo Luiz Barros Barbosa
Síntese do currículo: Eduardo Barbosa é médico pediatra pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Saúde Pública. É formado pelo Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, pela Universidade de Harvard, nos EUA. Exerce o sétimo mandato como Deputado Federal, representando o Movimento Apaeano Mineiro no Congresso Nacional.
 
 
 
 
02 Post JuanitaDia: 18/08 - 19h
Tema: A família como espaço de formação para autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Palestrante: Maria Juanita Godinho Pimenta
Síntese do currículo: Formada em Serviço Social, com Esp. em ADM e Planejamento de Proj. Sociais. Consultora Téc. da Federação das Apaes/MG. Trabalhou na Sec. de Estado de Desenvolvimento Social do Gov. de MG, de 1999 a 2014, como assistente social;  Superintendente de política de assistência social; Coord. estadual do prog. bolsa família; Subsecretária de Estado de assistência social e Subsecretária de direitos humanos. Foi pres. e vice do Cons.  Estadual de Assistência Social – CEAS/MG, de 2007 a 2013. 
 
 
  
03 Post Data do Candidatos sergioDia: 19/08 - 19h
Tema: Inclusão do PcDI no mercado de trabalho: Desafios e Possibilidades
Palestrante: Sérgio Sampaio Bezerra 
Síntese do currículo: Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP/FEAPAES-MG). Cientista Social graduado em Ciências Econômicas (UFPE), mestre em Administração (EBAPE/FGV) e doutor em Ciências Sociais (PUC/MG). Autor dos livros: O Sentir do Trabalho para a Pessoa com Deficiência Intelectual e Gestão de Pessoas com Deficiência Intelectual no Mercado Formal de Trabalho.  
 
 
 
04 Post Data do Candidatos bregaDia: 20/08 - 19h
Tema: Ações do IFSULDEMINAS na área Social.
Palestrante: Professor Marcelo Bregagnoli – Reitor do IFSULDEMINAS
Síntese do currículo: Lic. em Ciências Agrícolas/UFRRJ, Ms. em Fitotecnia pela UFRRJ e Dr. em Agronomia pela ESALQ/USP. É coord. da Olimp. Brasileira de Agrop. desde 2010, sendo mentor na International Earth Science Olympiad (IESO) em 2014, na Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante e publicações sobre agricultura, educação e sustentabilidade. Foi pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação (2010/2014) e eleito como Reitor nos mandatos 2014/2018 e 2018/2022. Foi conselheiro da FIEMG, ANATER e vice-pres. de relações institucionais do CONIF.  
 
 
 
05 Post Data do Candidatos thalineDia: 21/08 - 19h
Tema: Minha história de vida após o Câncer: superação e paixão por cavalos!
Palestrante: Thaline Iolanda Pádua de Oliveira
Síntese do currículo: Bancária e Paratleta de três tambores, já participou dos Rodeios de Barretos (2015, 2016, 2017), Festa do Peão de Americana - Campeonato Nacional da ABQM e dos Programas de tevê: Esquenta (Rede Globo) Mais caminhos (Eptv/ Globo).
 

Sobre o Programa Aprendendo com as diferenças

O programa Aprendendo com as Diferenças atende a 521 pessoas, de 22 Apaes do sul de Minas Gerais. Seu objetivo é o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, em todas as áreas do conhecimento, das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. A ideia é auxiliar na aquisição permanente de competências e habilidades, na formação de atitudes, mobilizar as potencialidades individuais, entre outros. As atividades são desenvolvidas nos campi: Machado, Muzambinho, Inconfidentes, Pouso Alegre e Três Corações.

Em Machado, Muzambinho e Inconfidentes os usuários das Apaes de Ipuiuna, Cabo Verde, Divisa Nova, Areado, Nova Resende, Muzambinho, Guaxupé, Botelhos, Monte Belo, Ouro Fino, Borda da Mata, Alterosa, Machado, Alfenas, Poço Fundo, Paraguaçu, Guaranésia e Bueno Brandão desempenham atividades nos setores de Olericultura, Cunicultura, Avicultura e Agroindústria.

Nos campus Pouso Alegre, os usuários das Apaes de Ipuiuna e Pouso Alegre participam do projeto Cão Terapia.

Em Três Corações, os usuários da Apae local participam do coral do IFSULDEMINAS. O Programa também atua na Apae de Lavras, por meio da UFLA.

 
Texto: Ascom/Reitoria (com informações da Proex)
27/07/2020

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página