Licenciatura em História

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 09h59 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2023, 15h57 | Acessos: 10516

Licenciatura em História

Local onde é oferecido

Inconfidentes/MG

Número de vagas

Noturno

Periodicidade

Pré-requisito

Exige-se que o candidato tenha concluído o Ensino Médio.

Definição

O curso de Licenciatura oferecido pelo IFSULDEMINAS propõe uma formação de profissionais para atuarem na educação básica, discutindo a Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura pelo viés histórico, articulando o trabalho como princípio educativo, a pesquisa e extensão como princípios pedagógicos. Ao aproximar a teoria do curso da realidade das salas de aula e do mundo do trabalho, os alunos são instigados a desenvolverem consciência crítica, política e ética para serem transformadores sociais. Privilegiando a competência pedagógica do historiador, o curso dará ênfase às atividades relacionadas à produção do conhecimento e à utilização dos instrumentos de transmissão do saber histórico, ou seja, os materiais didáticos e outras formas de comunicação do saber.

Área de atuação

O profissional de História encontra hoje um campo de trabalho cada vez mais aberto e consolidado. Se até algumas décadas atrás o profissional com formação em Licenciatura na área de História atuava, em grande medida, apenas como professor do ensino fundamental, médio e, em alguns poucos casos, na educação superior, essa situação se alterou substancialmente. Os conhecimentos e o campo de atuação de um historiador, atualmente são requisitados em trabalhos de pesquisa e consultoria nas áreas da Cultura e Política, organização de acervos em arquivos, bibliotecas e museus (públicos e/ou privados), redação de revistas e periódicos, organização de exposições históricas e eventos, entre muitas outras atividades.

Particularidades

O Campus Inconfidentes conta com um Centro de Memória em processo avançado de implementação. O prédio histórico poderá abrigar exposições de itens históricos, eventos acadêmicos e de pesquisa. O Centro de Memória também conta com o Arquivo Escolar, composto por documentos escolares e administrativos referentes à história do Campus Inconfidentes. O Acervo documental conta com itens do início do século XX, perpassando um período de mais de oito décadas. Ambos os espaços figuram como local privilegiado para o curso de História, sendo possível realizar atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Aulas Teóricas: 2.200h

PCC - Práticas Componentes Curriculares: 400h

AACC - Atividades Acadêmicas de Conclusão de Curso: 200h

Estágio Supervisionado: 400h

Vestibular e Enem/SiSU

Transferência interna/externa, regulamentada por edital específico, definido em função do número de vagas existentes.

Mês do processo seletivo

Novembro/Dezembro

Laboratórios

Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE).

Pode ser utilizado por docentes e discentes para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Coordenador do curso

Marcus Fernandes Marcusso | marcus.marcusso@ifsuldeminas.edu.br

Projeto Pedagógico do Curso - PPC (Aprovado em 2022)

Projeto Pedagógico do Curso - PPC (Aprovado em 2018)