Página inicial > Notícias > Reflorestamento

Reflorestamento

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 10h46 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 08h16
Área Demonstrativa em Restauração Florestal tem mais de 1 hectare e servirá para pesquisa.

Unidade Demonstrativa em Restauração Florestal é instalada na Fazenda Escola

Uma Unidade Demonstrativa em Restauração Florestal foi instalada na Fazenda Escola, nesta quarta-feira (11). A Unidade tem 1 hectare e meio e servirá como laboratório para verificar como a natureza reage a diferentes técnicas de reflorestamento.

A iniciativa integra o projeto Conservador da Mantiqueira. A Unidade é a terceira área implantada no Brasil, neste ano. As outras duas estão no interior de São Paulo, nas cidades de Registro e de Piracicaba.

Curso marca início do experimento

Para iniciar os experimentos de reflorestamento com sementes e plantas originárias da Mata Atlântica, o IFSULDEMINAS, em parceria com a Ong The Nature Conservancy (TNC), com a prefeitura de Extrema-MG , com a prefeitura de Inconfidentes-MG e com o grupo Caminho das Sementes, promoveu um treinamento teórico e prático envolvendo alunos e representantes dos municípios integrantes do projeto Conservador da Mantiqueira.

Segundo a responsável pelo Plano Conservador da Mantiqueira, na TNC, Adriana de Oliveira Kfouri, a entidade tem o desafio de restaurar 1 milhão e duzentos mil hectares no região da Serra da Mantiqueira o que corresponde a 10% da área a ser restaurada em todo o país. Para ela, a Unidade Demostrativa será uma ferramenta de fomento do reflorestamento na região. “Queremos fomentar e criar uma rede de restauração aqui na região. Precisamos de gente fazendo, a baixo custo”, comentou Kfouri, enfatizando a importância do curso como meio de difusão de técnicas de reflorestamento.

Durante a ação em campo, cerca de 70 participantes aprenderam a aplicar três modelos de restauração: o plantio tradicional de mudas, a restauração por meio da técnica da “muvuca”, uma mistura de sementes de diferentes espécies e plantadas em covas, e a restauração natural que consiste no fechamento de uma área para a verificação do comportamento da natureza. “Cada ecossistema tem condições mais favoráveis para reagir melhor a um ou outro modelo”, explicou o técnico em agropecuário do campus, Bruno Manoel de Melo.

A médio e longo prazo, os três processos de restauração aplicados na Unidade de Restauração instalada na Fazenda serão avaliados do ponto de vista econômico, bem como a viabilidade ambiental. “A Unidade vai permitir a geração de conhecimento por meio de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e artigos científicos”, completou Bruno Manoel.

Além da prática, o curso apresentou informações teóricas. Os conhecimentos apresentados no curso versaram sobre os protocolos a serem seguidos na aplicação do três modelos de restauração. Compartilhou-se também as teorias acerca das condições de clima e de solo que permitem a germinação das sementes.

Ações de sustentabilidade no campus

Durante a abertura dos trabalhos da Unidade Demonstrativa, o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes destacou o papel da instituição nas ações de sustentabilidade. “O IFSULDEMINAS é protagonista nas ações de sustentabilidade mundo afora. O Instituto Federal do Sul de Minas subiu 47 posições no UI GreenMetrics 2019 que é a entidade responsável pela mensuração de ações de sustentabilidade no mundo”, frisou o diretor-geral. No ano de 2019, o número de instituições brasileiras que participaram do ranking subiu para 28 e o IFSULDEMINAS ficou na 8ª posição. No mundo, foram 780 instituições. O IFSULDEMINAS alcançou a 235ª posição.

Confira as imagens: