Página inicial > Notícias > Em busca de uma vaga

Em busca de uma vaga

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 08h51 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 12h13
Candidatos chegam ao Campus Inconfidentes para prestarem vestibular.

430 candidatos aos Cursos Técnicos participam de Processo Seletivo neste domingo.

Cerca de 430 candidatos aos cursos técnicos ofertados pelo IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes participaram do Processo Seletivo neste domingo, 24. Estão disponíveis 265 vagas para os Cursos Técnicos em Agropecuária, Alimentos, Agrimensura, Informática e Meio Ambiente. Quatrocentos e oitenta haviam se inscrito para concorrer. "O Processo Seletivo foi tranquilo. Foi um sucesso devido ao envolvimento dos membros da organização e por causa da clareza das orientações", avaliou a coordenadora da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), professora Mara Aparecida Pereira de Ávila.

As provas foram aplicadas nas salas de aulas da Fazenda-Escola. Às 8h30 as provas foram entregues e uma hora antes os portões estavam abertos para o acesso de adolescentes e jovens. Cintia Pizzi Carvalho era a primeira candidata a aguardar na fila. Desde às 6h55 ela já esperava a abertura dos portões. “Quero ser aprovada. Passei a noite toda assistindo videoaula. Me preparei bastante”, contou a jovem que veio de Monte Sião (MG) para tentar uma das vagas do curso de Agrimensura. Pizzi estava acompanhada pela colega Eloísa Rodrigues Taveira. De acordo com Eloísa, uma visita que fez ao campus foi determinante para a escolha do curso técnico em Meio Ambiente. “Me encaixei muito aqui quando fiz uma visita. Minha expectativa é muito boa para conseguir passar”, contou a adolescente, reconhecendo a ansiedade, momentos antes de entrar para o início do vestibular.

A prova

Os candidatos tiveram 4 horas para concluir a prova e foram desafiados a resolver 15 questões de língua portuguesa e de matemática, 08 de ciências e 06 questões de geografia e de história. Pouco depois de uma hora e meia do início da aplicação, o jovem Otávio Domingues de Souza havia concluído as 50 questões. “A prova foi muito boa. As questões estavam muito bem explicadas. Foi uma prova de nível intermediário. Usei a estratégia da eliminação de algumas alternativas para definir a resposta”, disse o jovem que tenta uma vaga para o Curso de Informática. “Saio otimista daqui”, conclui Otávio. Esta também foi a percepção da candidata Isabela Daniele de Souza. Moradora de Monte Sião (MG), ela disputa uma vaga para o curso de Meio Ambiente. De acordo com ela, as questões apresentavam conteúdo bastante conhecido. “No começo estava bastante nervosa. Mas depois vi que eram questões que já tinha estudado e me acalmei”, contou ela, enfatizando que se preparou por dois meses para a prova.

Atendimento Especializado

IFSULDEMINAS cumpre legislação e oferta acessibilidade a todos os candidados.

Durante a fase das inscrições, seis candidatos aos cursos do Campus Inconfidentes apresentaram necessidade de atendimento especializado. O IFSULDEMINAS ofereceu atendimento específico para surdez, autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ledores e transcritores ficaram a postos para auxiliar os solicitantes. Segundo o coordenador do Atendimento Especializado, Reginaldo Aparecido Silva, a medida garante o cumprimento da legislação. “O campus tem a acessibilidade para que o candidato faça a prova com tranquilidade e tenha êxito na avaliação, seguindo a legislação”, comentou Silva.

Resultado

O gabarito para a correção da prova está disponível no site do Instituto Federal. A classificação parcial será publicada a partir do dia 13 de dezembro de 2019 também no endereço eletrônico do IFSULDEMINAS.

Processo Seletivo para Cursos Superiores

De acordo com o Edital 143/2019, o IFSULDEMINAS não realizará aplicação de provas para admissão aos cursos superiores, sendo consideradas para efeito de classificação, as notas obtidas pelo(a) candidato(a) no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, consideradas as edições de 2017, 2018 ou 2019. O sistema, automaticamente, fará a busca pelas notas obtidas nas provas, dentre as edições das quais o(a) candidato(a) tenha participado, privilegiando sempre a maior nota geral.

O(a) candidato(a) que obtiver nota igual a zero em quaisquer das áreas de conhecimento, inclusive na redação, nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, será automaticamente desclassificado do processo seletivo.

O INEP, responsável pela aplicação do ENEM e publicação dos resultados, prevê para o mês de janeiro de 2020 a publicação das notas obtidas pelos(as) candidatos(as) no referido exame. Após essa divulgação, as notas dos(as) candidatos(as) inscritos(as) no processo seletivo serão consultadas automaticamente pelo sistema, considerando-se a maior nota geral obtida no ENEM, sendo, após isso, divulgadas as notas por área de conhecimento, nota da redação, bem como o somatório das mesmas, sendo os(as) candidato(a)s(as) listados(as) por ordem de decrescente de notas.

Confira as imagens: