Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Conhecimento
Início do conteúdo da página
Notícias

Conhecimento

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 13h39 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 12h13
Coordenadores dos cursos e palestrante participam de cerimônia de abertura da Agrotec.
Coordenadores dos cursos e palestrante participam de cerimônia de abertura da Agrotec.

Eventos dos cursos de Agronomia e de Agropecuária aperfeiçoam aprendizado dos estudantes

Os cursos de Engenharia Agronômica e Técnico em Agropecuária do Campus Inconfidentes promoveram 3 eventos com a finalidade de aperfeiçoar o conhecimento dos estudantes e oferecer a eles informações referentes sobre o trabalho profissional na área de atuação do setor agronômico.

SIMPA

Nos dias 29 e 30 de outubro o grupo GEAGRO promoveu o 3º Simpósio Sul Mineiro de Manejo e Produção Agrícola-SIMPA. O evento começou na noite de terça-feira, 29 de outubro, no centro de Procedimentos Ambientais (CPA), com o tema “Desenvolvimento pessoal e profissional para uma carreira de sucesso”. O evento contou com a participação de servidores e alunos de diversos cursos da nossa Instituição totalizando um público de 150 pessoas.

A abertura contou com a palestra do professor Coordenador do grupo, José Luiz de Andrade Rezende Pereira. ele expôs a importância do evento para os alunos do Campus Inconfidentes. O diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes também marcou presença e falou a respeito da dificuldade orçamentária e elogiou a força de vontade dos alunos na organização do evento e da presença de alunos de outros cursos técnicos e de graduação.

A palestra da primeira noite foi desenvolvida pelo Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras, Eduardo Diniz, que atualmente é gestor de negócios do grupo REHAGRO. Ele desenvolveu o perfil do profissional do futuro e trouxe uma abordagem do mercado atual, além das expectativas para os futuros profissionais.

A segunda noite do SIMPA aconteceu no salão social do IFSULDEMINAS, quando a coordenadora de Recursos Humanos de uma cooperativa de Santa Rita do Sapucaí, Margareth Serpa Nunes, falou sobre a importância da inteligência emocional para o sucesso profissional e pessoal.

Agrotec

Os cursos Técnico em Agropecuária e Engenharia Agronômica do Campus Inconfidentes promoveram a 3ª Agrotec, um evento com o objetivo de oferecer palestras e minicursos para os estudantes. “Quisemos complementar a formação dos alunos e possibilitar o contato com diversos profissionais da área que já atuam tanto no mercado de trabalho como em instituições de pesquisa renomadas”, explicou o coordenador da Agronomia, professor Fernando da Silva Barbosa.

Participaram aproximadamente 200 alunos. As palestras e minicursos versaram sobre temas variados como agricultura 4.0, hidroponia; uso de drones na Agricultura, manejo técnico da cultura do morango, além de assuntos relacionados ao trato animal como inovação da escolha de touros, manejo de bovinos de corte; tratamento de efluentes e resíduos Rurais. Foi promovido ainda um Workshop de Classificação e Degustação de Café. “É importante destacar que o evento foi possível graças ao empenho dos professores, mas também dos discentes dos cursos, principalmente representantes do Centro acadêmico de Engenharia Agronômica (CAEACAM) e Grêmio Estudantil “Voz Ativa”, completou Barbosa.

Dia de Campo

Durante a Agrotec, os estudantes também participaram do II Dia de Campo da Bovinocultura Leiteira. O Dia de Campo possibilitou visitas monitoradas às diversas unidades produtivas do setor de Bovinocultura de Leite do IFSULDEMINAS e ainda contou com a palestra "Leite de Qualidade", desenvolvida pela acadêmica de Engenharia Agronômica, Larissa Ferreira. A finalidade do Fia de Campo foi divulgar o setor de bovinocultura leiteira aos acadêmicos e à comunidade, através da apresentação das unidades produtivas (sala de ordenha, novilhas, vacas secas, vacas em lactação, bezerros, arraçoamento e genética), além de apresentar palestras com temas atuais sobre a pecuária leiteira.

O evento foi uma realização do GEBOV - Grupo de Estudos em Bovinocultura. “Os organizadores não mediram esforços para a concretização desta oportunidade de aperfeiçoamento profissional. Foi um grande sucesso promovendo uma integração entre os organizadores e os participantes, tanto nas visitações das unidades produtivas, quanto na palestra”, avaliou o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, professor André França.

Confira as imagens (SIMPA)

Confira as imagens (Dia de Campo)

Confira as imagens (Agrotec)

 


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página