Página inicial > Notícias > De 11 a 14 de fevereiro

De 11 a 14 de fevereiro

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 12h30 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 06h50
Coordenador de Licenciatura em História, Prof. Marcus Marcusso, coordena aula inaugural do curso

Semana das Licenciaturas tem programação especial para os estudantes

Na segunda-feira (11), teve início a Semana de Recepção das Licenciaturas. O evento teve como objetivos oferecer informações básicas de secretaria, assistência estudantil e questões culturais. O evento foi organizado pela coordenação dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Pedagogia, Matemática e História, Casa das Artes e Centros Acadêmicos. “A ideia é fazer uma recepção geral de todos os cursos para o aluno se sentir abraçado, começar essa integração entre as licenciaturas. Esperamos que seja a primeira edição de muitas”, disse o coordenador do curso de Licenciatura em História, professor Marcus Fernandes Marcusso.

O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacou a criação de duas novas licenciaturas no campus e o cumprimento da obrigação legal da instituição oferecer 20% das vagas para formação de professores. “Temos duas novas licenciaturas no campus, a Licenciatura em Pedagogia e a Licenciatura em História. Os cursos pré existentes recebem esses alunos já apresentando professores, a estrutura física e as diretrizes que um curso de formação de professores pode transmitir a esses alunos”, comentou o diretor-geral. “Isso mostra a força do nosso campus na contribuição com o IFSULDEMINAS, tendo em vista que a lei que cria os Institutos Federais exige que nós tenhamos 20% das matrículas em cursos de formação de professores”, completou.

O evento teve início com a apresentação musical dos participantes do projeto “Som no Campus”, seguido da apresentação da Coordenadora Geral de Assistência ao Educando (CGAE), Adriana da Silva Oliveira. Ela falou sobre as atividades de sua coordenação, Assistência Estudantil e os tipos de programas que os alunos podem acessar. “Vou falar um pouco sobre o que o Campus Inconfidentes oferece aos nossos estudantes e falar também do papel da CGAE, que não está disponível apenas para atender aos alunos do Ensino Técnico, mas também do Superior”, comentou.

A estudante Rita de Cássia da Silva Oliveira, 50 anos, está ingressando no curso de Licenciatura em Pedagogia. O Campus Inconfidentes está muito presente em sua vida, pois é esposa de professor, irmã de servidora técnico administrativa e seu filho acaba de ingressar no curso Técnico em Agropecuária. “Fiquei um bom tempo fora da sala de aula para poder trabalhar, cuidar de filhos. Já fui professora do Ensino Fundamental e agora pretendo realizar o sonho de voltar a ser professora. O campus oferece de tudo, a estrutura aqui da escola é muito boa”, disse Rita.

Aula Inaugural de Licenciatura em História

Na terça-feira (12) aconteceu a aula inaugural do curso de Licenciatura em História. O palestrante foi o professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Dr. Fábio Faversani. O docente ministrou uma apresentação sobre as concepções de história da atualidade. “A história é pensada de diversas maneiras, a partir de diversos problemas que a contemporaneidade traz para gente”, disse Faversani. “Vou tentar explorar como que os antigos pensavam a história até os dias de hoje, e como essas diversas formas de pesar a história podem permitir a gente abordar, através dessa ciência, a nossa sociedade de maneiras diferentes”, explicou.

A semana acontece até dia 14 de fevereiro. Veja a programação completa abaixo.

Confira as imagens:

Veja a programação completa:

Abertura Licenciaturas