Página inicial > Notícias > Em Belém do Pará

Em Belém do Pará

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 14h36 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h49
Diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio, e comitiva do IFSULDEMINAS, em Belém (PA), participam de REDITEC.

Diretor-geral do campus participa da REDITEC e busca parcerias na Rede Federal

O diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, participou da 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) 2022. “Depois de dois anos, retornamos com esta reunião tão importante para os gestores das escolas federais trocarem experiências e debaterem soluções para as instituições de ensino”, disse o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes,.

O evento aconteceu entre os dias 07 a 10 de novembro de 2022, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, localizado em Belém do Pará. Eles debateram o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”. De acordo com professor Luiz Flávio, a temática do encontro reflete o que a Rede Federal tem buscado implantar com excelência. “Estamos preocupados em implantar práticas que garantam inclusão e respeito à diversidade dos povos, para um convívio social pacífico entre as diversas identidades”, completou o gestor, destacando que são proposições para um o novo momento em que vive o país. “São perspectivas que refletem ações muito positivas que surgem como um farol para resignificar a educação pública”, avaliou o diretor-geral.

Uma das finalidades do encontro foi refletir sobre a inclusão na perspectiva do tratamento de realidades sociológicas, econômicas e humanas próprias de todas as regiões do Brasil. O evento contou com a participação de mais de 800 gestores, entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais de campi das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Podemos mostrar o que a gente faz e aprender com os demais o que pode ser aplicado em todas as esferas de ensino, pesquisa e extensão, especialmente em Educação do Campo, uma vez que faço parte do Forcampo, o Fórum de Educação do Campo”, enfatizou Fernandes, sobre as ações na Fazenda-Escola do Campus Inconfidentes.

A REDITEC apresentou uma extensa programação, com mesas redondas, apresentações culturais, fóruns, relatos de experiências exitosas e palestras. Além de ter sido um espaço para os gestores da rede Federal se mobilizarem em debates e reflexões do papel, do alcance e das proposições para a diversidade regional que caracteriza a Amazônia e o Brasil. As atividades percorreram fases da gestão, desde o planejamento, passando pela execução e chegando ao acompanhamento e avaliação, sempre na perspectiva da inclusão social.

No último dia do evento, o CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) publicou uma carta, descrevendo que o Brasil, por meio do último pleito eleitoral, retoma seu protagonismo internacional, com a centralidade em temas como a proteção da Amazônia, o desenvolvimento sustentável, as mudanças climáticas, a democracia além de voltar seu olhar para a melhoria das condições socioeconômicas das populações mais vulneráveis do país. O documento enfatiza ainda que os gestores da Rede Federal saem do evento "imbuídos da expectativa de que o próximo governo resgate e promova políticas estruturantes, efetivas e duradouras, além de assegurar aportes e investimentos - iniciados em 2008, com a criação dos Institutos Federais".

Leia a Carta

Confira as imagens