Página inicial > Notícias > Dia de Campo Limpo

Dia de Campo Limpo

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 17h26 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h49
Produtores rurais devolvem embalagens no pátio do ginásio poliesportivo da prefeitura (Foto: Ascom - Alex Bueno)

Produtores rurais devolvem mais de 3 mil embalagens de defensivos agrícolas

Coletar embalagens de defensivos agrícolas/agrotóxicos da cidade de Inconfidentes e da região foi o objetivo do “Dia de Campo Limpo” promovido pelo IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, em parceria com diversas instituições da região. A ação foi realizada na terça-feira (18/10).

Foram coletadas mais de 3 mil embalagens e 86 produtores compareceram para devolver o material. Estiveram presentes produtores rurais de Inconfidentes, Bueno Brandão e Ouro Fino. A iniciativa ocorreu no pátio da Prefeitura Municipal de Inconfidentes. No ano passado, 62 produtores compareceram e 1151 embalagens foram devolvidas.

De acordo com o Coordenador de Operações do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), um dos parceiros na execução do projeto, Jair Furlan Júnior, a campanha deste ano foi um sucesso porque mobilizou escolas e comunidades. “Este evento caminha para se consolidar na região, na mesma época e com os mesmos parceiros. É uma iniciativa que traz muitos benefícios para o meio ambiente”, disse Furlan, frisando a descontaminação ambiental. “Antes, se jogava nos cursos de água, se enterrava ou se queimava de maneira inadequada. Com a devolução, a destinação final é adequada, promovendo a descontaminação ambiental”, comentou o coordenador.

A ação contou com a participação dos alunos do campus que foram treinados para o manuseio correto. O material coletado será enviado para a central da InpEV em Pouso Alegre, onde será realizada uma nova triagem. As embalagens coletadas passaram pela tríplice lavagem. Algumas serão recicladas e as demais serão incineradas em local específico para não ocorrer a contaminação da atmosfera e do meio ambiente.

Segundo o técnico em Agropecuária do Campus Inconfidentes, Bruno Manuel Rezende, o evento foi importante para os produtores. “Vários relataram a dificuldade de levar as embalagens até Pouso Alegre. Aqui tudo fica mais fácil. Para os alunos da Agronomia, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental foi uma oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula”, comentou o profissional, responsável pela organização do evento.

O próximo “Dia de Campo Limpo” está agendado para outubro de 2023. De acordo com o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a iniciativa cumpre uma das missões do IFSULDEMINAS que é o fomento de ações de cuidado com o meio ambiente. “Nosso campus prima pela cultura da preservação ambiental. Agradeço os parceiros que, como nós, estão na luta pelo cuidado com a natureza. A tarefa do zelo pela natureza está entre as prioridades de nosso campus, seja pelo estudo, seja pelas ações práticas”, destacou o gestor.

Confira as imagens  (Fotos: Ascom - Alex Bueno)

WhatsApp Image 2022 10 21 at 14.07.13 1