Página inicial > Notícias > Nota Máxima

Nota Máxima

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 16h50 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h48
imagem sem descrição.

Curso de Licenciatura em Pedagogia é avaliado com nota máxima por comissão do MEC

O Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSULDEMINAS-Campus Inconfidentes recebeu nota 5, pontuação máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Entre os dias 3 e 5 de outubro, duas avaliadoras do Ministério realizaram, virtualmente, o trabalho de análise da organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do campus.

De acordo com a coordenação do curso, professora Paula Inácio, o resultado da avaliação do MEC explicita a dedicação de uma equipe. “A nota máxima expressa, em primeiro lugar, a dedicação de professores e estudantes ao curso. Temos um corpo docente bem preparado, com mestrado e doutorado, além de possuir muita experiência na educação básica”, comentou a professora.

Ainda, segundo ela, a instituição conseguiu apresentar à comissão avaliadora a riqueza do trabalho, a diversidade de atividades práticas e teóricas realizadas por estudantes e professores nas disciplinas e, também, a multiplicidade de espaços formativos para o Pedagogo. “Em termos de infraestrutura nós temos a Brinquedoteca, o Laboratório de Educação em Matemática, o Arquivo Escolar, a Casa das Artes, uma excelente biblioteca, todos eles espaços formativos que possibilitam um perfil de formação diferenciado ao Pedagogo. Além destes espaços, temos os projetos de Extensão desenvolvidos no âmbito do curso como Pequenos Cientistas, o PIBID e o projeto de Alfabetização de Mulheres”, apontou o docente, destacando também, a dedicação e envolvimento dos servidores Técnicos Administrativos diretamente vinculados ao curso que colaboraram para a obtenção da nota. “A avaliação foi justa e retrata o trabalho do setor de Estágio, de Assistência Estudantil, da Secretaria, da Coordenação Pedagógica, da Biblioteca e do Núcleo de Tecnologia da Informação”, destacou.

A equipe avaliadora do MEC destacou a honestidade da documentação apresentada e a sinceridade dos  servidores, professores e estudantes  ao longo da visita virtual. Os trabalhos foram realizados em duas etapas: primeiramente a visita a alguns setores como biblioteca, brinquedoteca, secretaria e reuniões com servidores e estudantes. Destacou, também, o perfil de formação diferenciada que o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes oferta aos estudantes, abordando temas relacionados aos direitos humanos, por exemplo.

Para facilitar a avaliação do MEC, a coordenação do curso organizou a documentação em um site. “Por meio dele, conseguimos apresentar à comissão avaliadora a ‘cara’ do curso de Pedagogia do nosso campus”, explicou Paula Inácio.

O diretor-geral do campus, professor Luíz Flávio Reis Fernandes, parabenizou o empenho dos servidores para a obtenção da nota máxima. “Quando se faz um trabalho com foco, com critérios e com clareza de onde se deseja chegar, os resultados não poderiam ser diferentes. A equipe mostrou um profissionalismo irreparável e isso nos deixa imensamente satisfeitos. Estamos devolvendo para a sociedade um trabalho de excelência, reconhecido pela sociedade”, comentou o diretor.