Página inicial > Notícias > Inauguração de Obras

Inauguração de Obras

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 10h33 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 13h12
Autoridades e servidores participam de recepção do secretário da Setec, no auditório do CPA.

Secretário da Setec visita o Campus Inconfidentes e participa de inauguração de obras

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes recebeu, resta quinta-feira (30/06), a visita do Secretário da SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), Tomás Dias Sant’Ana.

Ele participou, com os gestores do Instituto Federal, da inauguração das obras do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA), do Laboratório de Pesquisa em Biociências; do Museu de História Natural; do Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica; e do Sistema de ingresso no restaurante. “É um dia histórico para nossa escola. O fato do secretário vir conhecer o nosso campus representa a importância que nossa instituição tem para a educação, no cenário nacional”, disse o diretor geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes. “A parceria com a Setec é fundamental para conseguirmos novos investimentos para nossa escola”, destacou o gestor.

Ainda, de acordo com o diretor, apesar do cenário desafiador, nos últimos quatro anos, a gestão conseguiu concluir obras importantes para a comunidade. “Todas as obras tiveram como pano de fundo a sustentabilidade. Sem apoio e parceria não teríamos chegado até aqui”, finalizou o docente, se comprometendo com a realização de mais ações, especialmente pedagógicas.

A cerimônia de descerramento das placas ocorreu no auditório do Centro de Procedimentos Ambientais (CPA). Além de servidores do IFSULDEMINAS, autoridades da região também compareceram, como a prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, e o deputado estadual, Dalmo Ribeiro Silva.

A fanfarra "Professor Gabriel Vilas Boas" fez a recpção dos convidados por meio da interpretação de diferentes obras musicais.

O Reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Marcelo Bregagnoli, prestigiou o evento e discursou. De acordo com ele, a presença do Secretário aos campi Inconfidentes, Carmo de Minas e Três Corações reforça o papel do IFSULDEMINAS como instituição líder em atendimento social, associado a indicadores. “Este reconhecimento dele com a visita, por um dia inteiro, e o conhecimento das metodologias, obras e formas da atuação, mostra como está o IFSULDEMINAS para a educação tecnológica no país”, comentou Bregagnoli.

Durante a cerimônia, o Secretário da Setec, Tomás Dias Sant'Ana anunciou a possível construção de anfiteatro na fazenda escola do Campus Inconfidentes.

Usina Fotovoltaica

Dentre as obras inauguradas está a usina fotovoltaica. O Campus Inconfidentes instalou 714 módulos de placas para a geração de energia solar. Os equipamentos foram instalados no telhado do prédio do curso técnico em Agrimensura. Além disso, outras peças também foram acomodadas no solo, em localidades próximas ao laticínio na Fazenda Escola e ao lado do alojamento dos cursos superiores.

O valor total do investimento foi de cerca de R$ 1 milhão e 98 mil. Anualmente, o Campus Inconfidentes paga cerca de R$ 400 mil de energia elétrica. “Nossa intenção é zerar a conta de energia do IFSULDEMINAS. Com esta economia, vamos investir mais em bolsas, diárias e projeto de pesquisa e extensão”, explicou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio, destacando a eficiência econômica da ação.

Museu de História Natural

Museu de História Natural Professor Laércio Loures, foi outra obra inaugurada pelo representante da Setec.

O espaço foi aberto para visitação do público, na manhã de quinta-feira (19/05), em nova sede.

Mais de 300 peças do acervo, entre animais empalhados e fósseis, estão disponíveis para visitação pública na antiga "Casa dos Diretores", na Avenida Alvarenga Peixoto, centro de Inconfidentes.

Sete alunos do Campus Inconfidentes integram a equipe de manutenção do Museu. O espaço fica aberto durante 40 horas por semana. De acordo com o Coordenador de Extensão do campus, Cauê Trivelato, o plano é intensificar a divulgação para aumentar o número de visitantes. “Vamos fazer uma campanha de divulgação nos caminhos de peregrinação de Inconfidentes. Queremos que os peregrinos aproveitem a estada na cidade para conhecer nossa história”, contou Cauê.

Há previsão de aumento no número de peças, uma vez que o campus receberá a doação de peças de um Museu Marinho, de Socorro (SP) que foi desativado.

O Museu de História Natural Professor Laércio Loures está sediado na Avenida Alvarenga Peixoto, número 278 - Centro de Inconfidentes. Os dias e horário de visitas individuais ou em grupos é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Novo sistema de ingresso no Restaurante Estudantil

O direito de acesso ao Restaurante Estudantil do Campus Inconfidentes agora é pela tela do celular de alunos, servidores e visitantes. O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes implantou, no Restaurante Estudantil, um sistema de gestão de acesso, por meio do ticket digital. A Inovação está funcionando desde o início das aulas presenciais, no dia 14 de março de 2022.

Os usuários, como alunos e servidores, podem gerar o ticket digital na plataforma. O sistema permite a elaboração de QR Code que funciona como um código de barras facilmente escaneado nos telefones celulares equipados com câmera. Atualmente mais de 2400 usuários estão cadastrados no sistema.

O Restaurante Estudantil oferta cerca de 1200 refeições por dia, como café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Confira as imagens (Fotos: Robson Teles)