Página inicial > Notícias > Compartilhando expertise

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 16 de Abril de 2021, 09h50 | Última atualização em Sexta, 21 de Maio de 2021, 08h56
Direção geral compartilha iniciativas do campus com professores de Rede Estadual (Foto: Superintendência de Ensino de Pouso Alegre)

Direção geral compartilha desafios do ensino remoto com professores da rede estadual

A expertise sobre ensino remoto, adquirida pelo IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia, se tornou referência para outras instituições de ensino.

Nesta quinta-feira (15/04), servidores do Campus Inconfidentes foram convidados a compartilharem a experiência do campus com os profissionais da educação da Superintendência de Ensino de Pouso Alegre.

Cerca de 200 participantes entre diretores, supervisores e inspetores de 68 escolas da Rede Estadual participaram da reunião pedagógica online “Desafios do Ensino Remoto” promovida pela Superintendência. O objetivo foi ouvir e debater as experiências do Instituto Federal. “Quando a pandemia chegou, tivemos que nos reinventar. De um dia para outro, foi necessário oferecer estrutura para os alunos estudarem em casa”, contou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacando as ações desenvolvidas pelo IFSULDEMINAS para se ajustar à nova realidade.

Ações desenvolvidas pelo campus

No dia 18 de março de 2020, com o agravamento da pandemia no Brasil, o campus interrompeu as aulas presenciais para garantir a segurança sanitária de estudantes e servidores. A partir daquele dia, inaugurou-se um esforço coletivo da equipe docente e de técnicos administrativos para garantir a eficiência e a excelência na oferta do ensino. “Em dois dias, o IFSULDEMINAS teve que se ajustar para as aulas remotas. Fomos desafiados a oferecer capacitação aos professores, o mais breve possível, para aprendermos o uso de novas tecnologias da informação”, destacou professor Luiz Flávio. Ele frisou ainda, as iniciativas para a criação de estrutura para possibilitar o processo de aprendizagem, como a oferta de computadores para os estudantes e a elaboração da Bolsa Internet. “Nos preocupamos em manter o acompanhamento de alunos com necessidades especiais, sempre com a preocupação de redução da evasão”, comentou o gestor, pontuando também a implantação da formatura online.

O evento “Desafios do Ensino Remoto” foi realizado no período da manhã e da tarde e, além do diretor-geral, contou com a participação do diretor de Ensino do campus, professor João Paulo Rezende, e da diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Mara Ávila.

A Superintendente de Ensino da Regional Pouso Alegre, Clícia Beraldo, participou dos debates. De acordo com ela, a parceira entre o Instituto Federal e a Superintendência tem impactado a educação na região. “O IFSULDEMINAS agrega muita experiência. Queremos somar estratégias para adaptar as atividades a distância”, avaliou a superintendente, destacando os desafios encontrados pelas escolas públicas. “O olhar humano que o Instituto tem para com os alunos nos encantaram”, concluiu Clícia.

A Diretora Educacional da Superintendência de Ensino, Rafaelly Gomes de Lima, também participou. Segundo ela, os servidores da Educação do Estado de Minas Gerais enviaram manifestações de aprovação ao evento. “Recebi áudios de alguns diretores. Fomos assertivos na iniciativa. A finalidade era mostrar para nossa equipe que o IFSULDEMINAS também encontra dificuldade para dar continuidade ao processo educacional. No entanto, está superando. Nós também podemos nos reinventar”, disse a servidora do Estado de Minas Gerais.