Sustentabilidade

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 09h46 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 12h12 | Acessos: 1493
Setor de Cafeicultura do Campus Inconfidentes conta com 30 mil pés da fruta.

Setor de Cafeicultura do Campus Inconfidentes recebe certificado de sustentabilidade

No mês de outubro de 2019, o setor de cafeicultura do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes passou por uma auditoria do código de conduta da C.A.F.E Practices, programa de empresas internacionais que buscam garantir a compra de um café cultivado e processado com sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.  A finalidade da auditoria foi analisar a conformidade do setor ao protocolo de sustentabilidade.

Como resultado, foi observado que o setor está enquadrado no protocolo e atende as normas de sustentabilidade do programa. O certificado é válido até setembro de 2020, momento em que o setor passará novamente por uma auditoria.

Segundo o responsável técnico pelo setor, Bruno Manoel Rezende de Melo, este certificado é importante para garantir que o modelo de produção é adequado e está passando por um processo de melhoria contínua, uma vez que sempre há necessidades de mudanças em função da evolução das exigências do programa. “A certificação permite também que nossos alunos se deparem com uma realidade crescente no sistema agroindustrial do café, haja vista que o Brasil é detentor da maior porcentagem de lavouras certificadas do mundo. O próximo passo é buscar outros protocolos de certificação para nosso setor”, comentou Melo. “Este trabalho faz parte do projeto Sustentabilidade cafeeira onde nós atuamos juntamente em trabalhos de extensão e pesquisa com a temática, sempre com envolvimentos de nossos discentes”, completou.

A Fazenda-Escola do Campus Inconfidentes possui hoje aproximadamente 30 mil plantas de café, com uma produtividade média de 25 sacas por hectare, totalizando 150 sacas por ano.