Comissão Própria de Avaliação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 08h28 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 10h26 | Acessos: 1161

Entre 18 e 29 de novembro, comunidade é convidada a responder ao questionário da CPA

Entre os dias 18 e 29 de novembro, os alunos dos Cursos Superiores, os professores e os servidores técnico-administrativos do Campus Inconfidentes são convidados a responder ao questionário da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Acesse o questionário clicando aqui.

O QUE É A CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) prevista no Art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentada pela Portaria nº 2051, de 19 de julho de 2004, do Ministério da Educação, é um órgão de representação acadêmica importante que subsidia a tomada de decisões tendo em vista a otimização do trabalho administrativo e dos processos acadêmicos da instituição, realizando pesquisas institucionais e emitindo periodicamente relatórios abrangentes e detalhados, além de críticas e sugestões. Rege-se pelo Estatuto e Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Nesse sentido, a CPA viabiliza a avaliação interna do IFSULDEMINAS, como processo contínuo por meio da qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

A autoavaliação promovida pela CPA, objetiva desenvolver um processo de análise estruturado e reflexivo, para permitir à instituição compreender a natureza e suas propostas e ações e intervir na realidade. A proposta da CPA vem se consolidando também como um procedimento importante e necessário na busca pela inovação e qualidade institucional, e cada vez mais contribui para que a instituição garanta a prestação de serviços educacionais no IFSULDEMINAS.

OBJETIVOS DA CPA

1. Promover o autoconhecimento da instituição;

2. Identificar fragilidades e potencialidades apontadas pela comunidade acadêmica;

3. Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;

4. Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;

5. Tornar mais efetiva a vinculação entre o IFSULDEMINAS e a comunidade;

6. Prestar contas para a sociedade.

O QUE A CPA AVALIA NO IFSULDEMINAS?

Baseando-se nas exigências do Ministério da Educação, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a CPA avalia as seguintes dimensões:
1. Missão e PDI;
2. Políticas para o ensino e pesquisas;
3. Responsabilidade social;
4. Comunicação com a sociedade;
5. Políticas de pessoal;
6. Organização e gestão;
7. Infraestrutura;
8. Planejamento e avaliação;
9. Políticas de atendimento;
10. Sustentabilidade financeira.

METODOLOGIA DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Questionário com a participação de alunos dos Cursos Superiores, professores e servidores técnico-administrativos.

O QUE É AVALIADO NOS QUESTIONÁRIOS?

DISCENTES
Avaliação do trabalho docente e da disciplina;
Interdisciplinaridade;
Curso;
Coordenação;
Turma;
Comunicação;
Atendimento;
Processos;
Infraestrutura;
Serviços.

DOCENTES
Avaliação do discente e da turma;
Comunicação interna;
Coordenação de curso;
Condições de Trabalho;
Plano de carreira.

TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
Condições de trabalho;
Comunicação;
Valores institucionais.

ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

1. Sensibilização da comunidade acadêmica;

2. Planejamento e elaboração dos instrumentos de avaliação;

3. Aplicação;

4. Apuração dos dados;

5. Divulgação e discussão dos resultados;

6. Construção de um plano de melhorias.

PRINCIPAIS AÇÕES DECORRENTES DA AVALIAÇÃO DA CPA

Construção do novo trevo; Melhorias nas cantinas; Afastamento dos TAEs para capacitação

COMPOSIÇÃO DA CPA

Acesse a Portaria nº228/2019 - Membros da CPA