Pesquisa em Gonçalves

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 08h34 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 07h57 | Acessos: 1636
Pesquisadores do campus fazem trabalho de campo na APA Fernão Dias.

Estudantes do campus pesquisam insetos em Área de Proteção Ambiental do sul de Minas

Pesquisadores do Campus Inconfidentes deram início a um trabalho de catalogação das espécies de borboletas, libélulas e opiliões, na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias, localizada no município de Gonçalves, no sul de Minas Gerais.

O objetivo do trabalho científico é inventariar os tipos de insetos próprios da Serra da Mantiqueira e avaliar o efeito da altitude sobre os animais.

Como resultado do trabalho, será produzido um acervo fotográfico para incentivar o ecoturismo na região. O trabalho de identificação das espécies encontradas será feito em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Museu Nacional do Rio de Janeiro. “O projeto mostra a possibilidade de concretizar parcerias em prol da conservação e do uso sustentável do ecossistema”, disse o coordenador da pesquisa, professor Marcos Magalhães.

Por um ano, o grupo de pesquisa formado por alunos do curso de Licenciatura em Biologia do Campus Inconfidentes fará seis visitas à Área de Proteção Ambiental Fernão Dias para a coleta de material. Para executar o trabalho, os pesquisadores colhem exemplares dos insetos nos períodos do dia e da noite, em diferentes altitudes da floresta por meio de armadilhas atrativas instaladas em diferentes altitudes da floresta. "O projeto tem potencial de contribuir com o ecoturismo da cidade e permite a valoração e conhecimento da importância dos invertebrados, bem como da APA Fernão Dias”, comentou a estudante Gláucia Regue.

O projeto denominado “Ecologia e Diversidade de Insecta em Floresta Mista na Área de Proteção Ambiental Fernão Dias no sul do estado de Minas Gerais” começou neste mês de outubro e deverá se estender até setembro de 2020.

Confira as imagens