Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Despedida

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 18h26 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 08h48 | Acessos: 5213
Familiares, amigos e ex-alunos lotam quadra do prédio principal do campus para últimas homenagens ao professor.
Familiares, amigos e ex-alunos lotam quadra do prédio principal do campus para últimas homenagens ao professor.

Inconfidentes e região se despedem do ex-diretor da EAFI, Professor Gabriel Vilas Boas

As comunidades de Inconfidentes e da região se despediram, na tarde desta sexta-feira, 18, do ex-diretor da antiga Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (EAFI), professor Gabriel Vilas Boas. Ele faleceu aos 79 anos, na tarde de quinta-feira, 17. O falecimento ocorreu no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), onde o docente estava internado. O velório do professor Gabriel aconteceu na quadra Poliesportiva do Prédio Principal do IFSULDEMINAS.

A despedida foi marcada pela celebração de uma missa de corpo presente presidida pelo pároco de Inconfidentes, padre Antônio Brentegani. "Professor Gabriel dedicou-se à escola e à comunidade. Sua sensibilidade, amor a Deus e às pessoas nos fazem dizer com verdade: ele é o anjo bom de Inconfidentes", disse Brentegani, momento em que foi aplaudido por amigos, familiares e ex-alunos de Vilas Boas que lotaram a quadra para despedir do professor.

O ex-diretor recebeu diversas homenagens, dentre elas, a da Fanfarra do IFSULDEMINAS que leva o nome "Gabriel Vilas Boas". O enterro ocorreu às 14h, no Cemitério Municipal de Inconfidentes. 

O IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes decretou luto oficial de 3 dias, bem como a Prefeitura de Inconfidentes.

Quem foi professor Gabriel

GabrielNascido na cidade de Itumirim (MG), em 15 de novembro de 1939, Gabriel veio para Inconfidentes no ano de 1952, para estudar Iniciação Agrícola na Escola Agrícola “Visconde de Mauá”. Foi alçado ao cargo de diretor-geral da EAFI em 1988, ocupando a gestão até 2002. 

Os anos em que Gabriel Vilas Boas foi diretor-geral foram marcados pela criação dos cursos Técnicos em Informática, Agrimensura, Alimentos e Zootecnia. "O que fica é um legado de carinho, cuidado e autoridade no tratamento com os alunos e com a comunidade", comentou o professor do IFSULDEMINAS, Antônico Carlos Vilas Boas, que é irmão de Gabriel. Ele deixa esposa, três filhos e cinco netos.

Homenagens

A morte de professor Gabriel repercutiu nas redes sociais. Centenas de ex-alunos, amigos e conhecidos manifestaram sentimentos pelo ocorrido por meio da Internet. "Para sempre será lembrado como um exemplo de homem digno. Muitas gerações de jovens foram formadas sob a batuta desse mestre!", comentou Face GabrielNassau Santiago. O internauta Francisco Rodrigues exalttou o legado deixado pelo professor. "Restaurou vidas, melhorou destinos, uma mistura de pai, Mestre, melhor amigo, homem de Deus e de muitas virtudes...cumpriu sua missão e deixou um grande legado!", escreveu.

Documentário

Durante as comemorações dos 100 anos do IFSULDEMINAS, professor Gabriel contou a sua história na instituição em uma entrevista exibida no documentário "Por Trás das Letras Verdes". Na ocasião, o ex-diretor recordou a origem do Patronato Agrícola Visconde de Mauá e os principais fatos de sua administração, como o incentivo ao esporte e aos desfiles da Independência do Brasil, por meio da Fanfarra que hoje leva o nome "Gabriel Vilas Boas".

Clique aqui e assista ao documentário "Por Trás das Letras Verdes" em comemoração pelos 100 anos do IFSULDEMINAS

 

 


Comentários   

+1 #3 julio cesar grella 19-10-2019 12:30
o meu maior aprendizado com o mestre foi que a humildade e honestidade são os pilares centrais da nossa existencia
Citar
0 #2 Gilmar Antonio da Si 18-10-2019 11:05
Diretor na epoca em que me formei,tinha um respeito enorme de todos os alunos,alunos que o respeitavam com um pai que não podia estar presente,respeito esse que até hoje todos têm por esse ser humano integro .
Vai fazer muita falta
Citar
+3 #1 Carlos Shiley Domici 17-10-2019 22:38
Nesse momento não poderia deixar de prestar uma homenagem ao Prof. Gabriel, que quantas vezes pronunciou é preciso humanizar o técnico para não se perder o homem. E quantos homens feitos de Inconfidentes saíram, quando na busca de um ideal, o encontraram no rumo de seus ensinamentos.
Aqui também ficam alguns fragmentos de um texto de Santo Agostinho acerca da morte, em condolências à família:

“A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.
...
Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho…

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.”
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página